O Ano GRACE iniciou-se com a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais, a cuja Direção tenho a honra de presidir. Foi tempo de interiorizar a enorme responsabilidade que constituiu ficar “ao leme” de uma organização como o GRACE, tão revelante para a cidadania corporativa do nosso País, com tantas provas dadas e com tanta vontade de assumir um papel cada vez mais interventivo em todos os temas relevantes para a afirmação da responsabilidade social das empresas portuguesas.

 

O início do meu mandato como Presidente do GRACE foi auspicioso, já que coincidiu com o lançamento da Ficha Setorial “Responsabilidade Social nas Entidades Públicas”, resultante de mais um Grupo de Trabalho do GRACE, desta feita coordenado pelo Associado Gebalis e pela Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente. Foi motivante perceber como são cada vez mais as empresas públicas – e demais entidades do sector público – a envolver-se de forma comprometida com práticas socialmente responsáveis, tanto do ponto de vista externo, como interno.

 

Logo de seguida, e no contexto da nossa parceria internacional com o CSR Europe, o GRACE realizou um workshop sobre Empresas e Direitos Humanos, iniciativa à qual se seguiu um evento de homenagem a Elza Chambel, com a criação de um Prémio de Voluntariado Corporativo, destinado a premiar os programas de Voluntariado das Empresas.

 

A nova Direção continuou a trabalhar, para dar cumprimento ao ambicioso plano de atividades delineado para 2018. Na primeira edição do projeto Ideias Cruzadas, que decorreu no passado dia 16 de março na “nova casa” do Associado J. Walter Thompson, apresentámos mais quatro projetos inovadores da Economia Social, “cruzando” entidades sem fins lucrativos e empresas, com vista ao nascimento de novas e frutuosas parcerias.

 

Preparámos mais uma edição RSE de Sucesso, que teve lugar no dia 5 de abril, no Porto – de manhã, ocorreu a já costumeira mostra de boas práticas dos Associados do GRACE e, de tarde, falámos de Património e Cultura na casa do nosso Associado Fundação Manuel António da Mota.

Em maio, juntaremos colaboradores dos nossos Associados que, com as suas famílias participarão em mais uma edição do Voluntariado em Família, com várias surpresas e um alargamento de locais intervencionados. Estamos também a terminar dois Guias, um dedicado à Responsabilidade Social Interna nas Empresas e outro à Integração de Pessoas com Deficiência nas Empresas, este último em parceria com a Área Metropolitana do Porto. E daremos início ao Grupo de Trabalho Desafios e Oportunidades da RS no Sector da Saúde, continuando adicionalmente a dar seguimento aos trabalhos do Grupo Comunicar RSC.

 

Complementarmente, continuamos, como sempre, a apoiar os Associados nos seus projetos de RSC e a sensibilizá-los para a Agenda 2030 e para a importância de toda a “estrutura humana” ser embaixadora dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável,. Estamos igualmente a trabalhar com os nossos Parceiros para a implementação de medidas mais eficazes e eficientes no que diz respeito à proteção e inclusão social, à igualdade de oportunidades, ao respeito pela diversidade e à proteção dos direitos humanos.

 

Este ano promete ser de intensa atividade! Cá estaremos, juntos e empenhados, nesta caminhada pela promoção da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa.

 

Margarida Couto

Presidente do GRACE em representação da Vieira de Almeida & Associados