Os primeiros seis meses deste mandato passaram a correr. Lançámos o Prémio de Voluntariado Corporativo Elza Chambel e duas publicações: uma Ficha Setorial dedicada à Responsabilidade Social nas Entidades Públicas e o Guia Responsabilidade Social Interna nas Empresas. Promovemos um workshop sobre "Empresas e Direitos Humanos”, mais uma edição das Ideias Cruzadas, e dois encontros temáticos – um dedicado ao Património Cultural, em Lisboa e Porto, outro sobre Ética e Inteligência Artificial nas Empresas, em parceria com a Forética. Organizámos a edição V da RSE de Sucesso, no Porto, e levámos colaboradores e familiares ao Porto, Coimbra e Mafra na edição XII do Voluntariado em Família. Fomos ainda a Bruxelas participar na SDG Summit, iniciativa do CSR Europe, lançámos o Grupo de Trabalho Desafios e Oportunidades da Responsabilidade Social no Setor da Saúde e anunciámos os vencedores da IV Academia GRACE. Um semestre muito ativo e cheio de iniciativas, como é apanágio do GRACE!

 

Agora que nos preparamos, empresas e colaboradores, para um recompensador momento de descanso, tão importante para carregar baterias após um intenso semestre, é fulcral levarmos na mala os valores de cidadania pelos quais nos guiamos na nossa atividade profissional. A Agenda 2030 das Nações Unidas incumbe a todos e é uma missão constante e diária. Não cabe só aos Governos, Empresas e outras Entidades implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Todos nós, cidadãos do Mundo, devemos assumir com orgulho o papel de Embaixadores dos ODS. Mesmo em férias!

 

Assim, não obstante o Verão “primaveril” que temos vivido – mais um sinal de alerta do Planeta para as alterações climáticas? –, devemos demonstrar, de forma consistente e todos os dias do ano, o nosso comprometimento para com os ODS, nomeadamente os que ao ambiente dizem respeito. Sejamos cidadãos ativos nas praias, rios e lagos, nas cidades, vilas e aldeias. Primemos e inspiremos os que nos rodeiam pelo exemplo. 

 

Votos de boas férias e até Setembro!

 

                                                                  

Margarida Couto

Presidente do GRACE em representação da Vieira de Almeida & Associados