Realizou-se no passado dia 1 de Julho o terceiro encontro transfronteiriço promovido pelo GRACE e pela sua homóloga FORÉTICA, desta vez subordinado ao tema da responsabilidade social nas pequenas e médias empresas.

 

No espaço privilegiado da nossa associada Primavera Business Software, em Braga, o encontro contou com a participação de interessantes oradores espanhóis e portugueses em torno dos desafios e oportunidades que se colocam ao setor empresarial nos dois países.

 

O que foi claro foi a apropriação clara dos conceitos por parte dos intervenientes e das empresas presentes e a vontade de evoluir de uma prática pontual de filantropia para a responsabilidade social como alicerce estratégico da empresa.

 

Invocando Tomás Sercovich da Forética a “responsabilidade social não é a forma como se gasta o resultado obtido na atividade empresarial, mas a forma como ele é obtido”. Não se trata de redistribuição solidária, mas de ética, rigor e visão prospetiva ao longo de todo o processo de criação de valor.

 

A disseminação desta mensagem junto das pequenas e médias empresas é fundamental, de modo a enquadrar a sua atuação e garantir que estão alinhadas com as preocupações do setor, demonstrando que a dimensão, o setor de atividade e a localização geográfica em nada impedem ou desvalorizam a performance socialmente responsável das empresas.

 

Este momento de encontro e de reflexão tornou-nos ainda mais confiantes que as empresas portuguesas estão no bom caminho e que juntos vamos poder valorizar o contributo português para um mundo mais sustentável.