O pós-férias no GRACE foi marcado por uma extraordinária atividade, fruto dos desafios constantes lançados pelos nossos associados e parceiros e que demonstra bem o seu crescente envolvimento nas matérias da responsabilidade social.

 

Salientamos o lançamento da Ficha Setorial "Desafios e oportunidades da RSC nas Sociedades de Advogados", que ocorreu na Sérvulo & Associados, que reuniu dezenas de representantes das mais prestigiadas sociedades de advogados que, de uma forma generosa, partilharam as suas experiências, num cenário de grande beleza sobre Lisboa.

Iniciativa desenvolvida no âmbito da vertente da reflexão e produção do conhecimento, este documento veio tornar claro o contributo rico da área da advocacia em todos os pilares da sustentabilidade, desde a responsabilidade social interna à defesa dos direitos humanos.

 

Uma referência igualmente para a iniciativa “Oeiras Solidária” que cimentou a aproximação entre empresas e organizações de economia social e que reforçou a relação estreita de cooperação entre o município e o GRACE, demonstrando que a responsabilidade social emerge da relação de proximidade e nela se consolida.

 

Nesta sucessão de eventos, uma palavra de apreço pela nona edição do Greenfest, promovido por Pedro Norton de Matos (Associado do GRACE através da Gingko) e que constitui o mais relevante evento de sustentabilidade em Portugal.

A conferência inaugural, que contou com a presença do GRACE foi um momento relevante de debate sobre a economia circular e o seu impacto, demonstrando como a ação e a reflexão se unem no sentido da redescoberta da autenticidade das relações entre setores e da preservação dos recursos.

 

Uma última palavra para nos congratularmos com a eleição do Engº. António Guterres para o cargo de Secretário-geral das Nações Unidas, a pessoa certa para um dos lugares mais desafiantes da diplomacia internacional.

Para o GRACE, esta escolha e o seu processo é um sinal da predominância crescente dos princípios da responsabilidade social e da transparência em prol de um mundo melhor.