No passado dia 25 de janeiro, o GRACE realizou um workshop de nível avançado, iniciativa promovida pelo CSR Europe, sobre “Empresas e Direitos Humanos: incorporar na estratégia da Empresa mecanismos de prevenção de riscos em matéria de Direitos Humanos” em casa do associado Vieira de Almeida & Associados.

 

Destinado a responsáveis dos departamentos de responsabilidade social, procurement e recursos humanos, o workshop pretendeu alertar as empresas para a necessidade de uma diligência prévia aquando da tomada de decisão ao longo de toda a cadeia de valor e contou com a participação de 13 empresas associadas: Essilor, Fundação BP, Fundação Montepio, ImpacTrip, Infraestruturas de Portugal, Jerónimo Martins, José de Mello Saúde, Lipor, L'Oréal, Makro, Prosegur, Resiquímica e Vieira de Almeida & Associados, bem como a SportsEmbassy. 

 

Depois de uma breve apresentação das empresas presentes, Margarida Couto, Presidente do GRACE, iniciou o workshop mencionando o enquadramento legal deste tema a nível internacional e nacional. Este workshop permitiu a partilha de experiências entre as empresas e reforçou a já sabida necessidade da existência de códigos de conduta e políticas de compliance bem como mecanismos de prevenção de risco em matéria de Direitos Humanos.

 

Por fim, um agradecimento especial ao associado Vieira de Almeida & Associados por nos receber na sua nova casa, assim como ao associado SDL pela tradução dos documentos necessários para o workshop.