Decorreu no passado dia 19 de Abril uma sessão sobre Responsabilidade Social Corporativa no Associado Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, que contou com a presença do seu Presidente José João Mendes, de Luís Roberto, Vice-Presidente do GRACE e Daniel Monteiro de Barros, em representação do também Associado Grupo José de Mello.

 

Para além de debater o tema da Responsabilidade Social Corporativa, em específico, na área da Saúde, a sessão teve como propósito apresentar formalmente a Egas Moniz no duplo papel de Associado do GRACE e Entidade Académica protocolada no Projeto Uni.Network.

 

 

José João Mendes deu as Boas-Vindas aos presentes e agradeceu a presença do GRACE, congratulando-se pela adesão da Egas Moniz a esta Associação Empresarial e desejando que esta relação seja profícua e ajude a Escola a organizar o manancial de trabalho na área da Responsabilidade Social que já desenvolvem, passando, de seguida, a ilustrar alguns exemplos.

 

 

Luís Roberto apresentou o GRACE e o Projeto Uni.Network, frisando a importância das Entidades Académicas do Ensino Superior na promoção e disseminação de boas práticas na área da Responsabilidade Social, dando como exemplo o Uni.Network, atualmente com 28 Entidades Académicas protocoladas. A terminar a sua intervenção, deixou aos presentes três dos principais desafios do futuro para as empresas, nomeadamente os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), a necessidade de se trabalhar a Responsabilidade Social ao longo de toda a cadeia de valor, assim como a importância de se incorporarem estratégias de respeito pelos Direitos Humanos nas empresas.

 

 

Por último, foi a vez de Daniel Monteiro de Barros, em representação do Grupo José de Mello, falar do caso prático da José de Mello em matéria de Responsabilidade Social Corporativa na área da Saúde, focando o Voluntariado Corporativo e o Programa de Voluntariado da empresa. 

 

E encerrar, Graciete Silva, Gestora de Qualidade da Egas Moniz, agradeceu a presença e a disponibilidade do GRACE e deu nota das próximas iniciativas que o GRACE irá levar a cabo.