Vivem-se tempos de grandes mudanças, aceleradas e muitas vezes imprevisíveis. Mas entusiasmantes! A tradição combina-se com inovação, e os setores abrem-se a parcerias intersetoriais, para unirem esforços de forma a encontrar soluções para problemas sociais complexos, cada vez mais desafiantes. Exigem-se olhares multi-disciplinares, em que competências técnicas se juntam às soft skills e, acima de tudo, a uma atitude de querer deixar uma marca positiva no mundo, de querer “fazer acontecer”. No fundo, fazer acontecer com propósito, com paixão e com impacto. Os caminhos são múltiplos mas passarão sempre pela educação e pelo estreitamento da ligação entre os meios académicos e profissionais.

 

Foi esta a mensagem transversal do Evento Uni.Network LigAção, que decorreu no dia 20 de Junho, mensagem essa presente implicita e explicitamente em todos os seus eixos. Desde o espaço que o acolheu, aos diversos oradores, até aos pitchs dos alunos que venceram a IV Edição da Academia GRACE.

 

 

O Associado SuperBock Group abriu as portas da Casa da Cerveja para acolher o Evento, uma Casa cheia de história combinada com modernidade. Alunos, docentes, pessoal não-docente e representantes de empresas tiveram a oportunidade de participar na visita guiada que antecedeu o evento e que culminou na Sala Cobre, marcante pelas suas enormes cubas de cerveja, que acolheu a iniciativa propriamente dita.

 

      

 

Com a presença de cerca de 70 pessoas, o evento teve início com as palavras, pelo anfitrião, do Diretor de Pessoas da SuperBock, Pedro Ribeiro, e de Rui Pedroto, membro da Direção GRACE em representação da Fundação Manuel António da Mota, ambos focando a importância da ligação das empresas à Academia e do papel de ambos os mundos para a construção de trabalhadores cidadãos ativos.

 

 

Patrícia Faro Antunes, membro da Direção em representação da Accenture, prosseguiu com a apresentação do Projeto Uni.Network nos seus contornos essenciais, salientando os 28 parceiros académicos atuais e as mais de 25 empresas que ao longo do ano letivo 2017/2018 colaboraram ativamente no Projeto, disponibilizando recursos diversos e partilhando o seu conhecimento na área da RSC em aulas, workshops e eventos dos vários parceiros. Sendo a Academia GRACE um dos pilares centrais do Projeto, terminou lançando o mote para o Keynote Speaker convidado, o empreendedor social e CEO da Junior Achievment Portugal, Frederico Fezas Vital, ao apresentar os dois temas a concurso na presente edição: Intra-Empreendedorismo Social e A Tecnologia ao serviço da RSC.

 

 

Inspirando todos os presentes, Frederico usou a sua história pessoal e experiência no meio empresarial para os desafiar a serem criativos nos seus percursos académicos, profissionais e pessoais, procurando casar paixão e trabalho, e fazendo opções de carreira voltadas para os outros e não apenas para o “eu”. Entendendo o Empreendedorismo social como uma atitude, que pode inclusive ser aprendida e desenvolvida, responsabilizou cada um a fazer a diferença no seu próprio contexto, e colocou na educação a maior responsabilidade de todas.

 

 

Os dados específicos da IV Edição da Academia GRACE foram apresentados por Pedro Frazão, membro da Direção em representação do Grupo Sousa. Os números falam por si, com um aumento exponencial de candidaturas submetidas, 94 trabalhos, num total de 317 alunos envolvidos, de nove entidades académicas (edição anterior, 50 trabalhos). Não sendo quantidade sinónimo de qualidade, os trabalhos que chegaram à short-list analisada pelo Júri são claramente ricos nas suas temáticas: cuidado pelos idosos, Saúde, Educação e mentoria, Reabilitação urbana, Incêndios, Diversidade, Inter-geracionalidade, Deficiência, Ambiente, Tabus culturais, Abandono animal, Mobilidade Urbana, Exploração Laboral, Sedentarismo, Alimentação saudável, Energia renovável.

 

 

Foi ainda entregue uma distinção à Professora e interlocutora Uni.Network do ISCSP, Ana Esgaio, pela sua dedicação ao Projeto e consistente e dinâmica mobilização dos seus alunos para o concurso.

 

  

   

 

E foi então que em três minutos, os alunos finalistas, desconhecedores ainda da ordenação decidida pelo Júri, apresentaram os seus pitchs, as suas ideias de impactar a sociedade, criando produtos, apps, e projetos diversos.  

 

 

Face a estes, o Presidente do Júri, Diretor Geral do Ensino Superior, João Queiroz, procedeu ao anúncio da ordenação dos Vencedores, que se segue:

  • Menção Honrosa: Programa de Limpeza Florestal e produção de energia, do Instituto Politécnico de Portalegre – Licenciatura em Gestão (Francisco Simão, Guilherme Barreto, José Barandas)
  • Terceiro lugar (ex aequo):
  • EasyPlant Plantador Manual de Arroz, do Instituto Superior Técnico – Licenciatura Engenharia e Gestão Industrial (Adriana Ribeiro, Joaquim Marques, Mário Silva, Sofia Bastos)
  • Um projeto para criar uma máquina inteligente de recolha de cápsulas de café usadas, da Univ. de Aveiro – Mestrado em Gestão (Mafalda Brito, Anna Moskalenko, Inês Silva, Juliana Gonçalves)
  • Segundo lugar: Penso Biodegradável, do Instituto Superior Técnico – Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (Afonso Pinheiro Matos; Gonçalo Rebelo de Andrade, Gonçalo Toscano Rico, Lourenço Horta Correia)
  • Primeiro lugar: Sistema de auxílio e melhoramento à mobilidade de pessoas invisuais, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Licenciatura em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (Paulo Maranhão de Faria)

 

 

Luís Roberto, Vice-Presidente do GRACE em representação da Fundação BP, encerrou o evento, mencionando o alinhamento do Projeto Uni.Network com os objetivos internacionais e a projeção que o Projeto tem já a nível Europeu, sendo considerado pelo CSR Europe uma referência e modelo na criação de parcerias entre empresas e academia. Concluiu reforçando o desafio aos alunos de fazerem a diferença nas suas organizações e a procurarem aplicar os seus projetos e competências adquiridas para ao bem comum.

 

 

Os nossos parabéns aos vencedores e preparem-se para a próxima Edição da Academia GRACE! 

 

Álbum de fotos da iniciativa disponível aqui.

 

Consulte aqui os testemunhos dos vencedores.