A V edição da Academia GRACE, concurso do projeto Uni.Network que visa aproximar o meio empresarial e entidades de Ensino Superior, culminou com a cerimónia de entrega de prémios que contou com a submissão de 68 candidaturas, que juntaram 235 alunos de 7 entidades académicas.

 

 

Após as boas-vindas de Margarida Couto, Presidente do GRACE em representação da Vieira de Almeida & Associados, Luís Roberto, Vice-Presidente do GRACE, moderou uma conversa sobre ODS com Varenka Leloup, da AON, e Sandra Peixoto da Sociedade Central de Cervejas.

 

 

O tema desta edição foi dedicado a  Cidades e Comunidades Sustentáveis, aludindo ao ODS 11, sendo que o objetivo era a apresentação de um projeto a ser desenvolvido em contexto de empresa, protagonista fundamental na construção de cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

 

O júri, constituído por João Queiroz (Diretor Geral do Ensino Superior), Luís Sousa (Diretor Geral da Biorumo), Leonor Pipa (Diretora da Link to Leaders), Margarida Soares (Assistente de Operações do IES-SBS) e Luís Roberto (Vice-Presidente da Direção GRACE em representação da Fundação BP), selecionou 4 trabalhos de acordo com os quatro prémios a concurso.

 

 

Após um breve enquadramento de Ana Monteiro, do GRACE, Ângela Noiva Gonçalves, Subdiretora-Geral do Ensino Superior, fez uma apreciação geral desta V edição e entregou os certificados aos vencedores.

 

 

Assim, o Prémio Cidades e Comunidades Sustentáveis foi atribuído a Alice Rodrigues Fonseca, Lucinda Morgado e Madalena Martins, do ISCTE, com o Projeto Fruta À moda antiga: reativar e reaproveitar. As vencedoras irão usufruir de entradas na Web Summit, cortesia da Fundação Vodafone.

 

 

O Prémio Ideia foi atribuído a João Baixinha, da Universidade de Aveiro, com o Projeto Smart.Industry App. O vencedor terá acesso ao Bootcamp IES-SBS, no qual terá a oportunidade de aceder a ferramentas de construção de projetos de empreendedorismo social.

 

 

Os vencedores do Prémio Ação foram Adriana Nunes, Rita Pires, Guilherme Meirelles e Ricardo Henriques, do IPAM com o Projeto E Se Fosses Tu - Campanha de Sensibilização para Acessibilidade nas Grandes Cidades. Estes quatro estudantes terão a oportunidade de, num pequeno-almoço, trocar impressões e partilhar experiências com Susana Carvalho, CEO da Wunderman Thompson.

 

 

Por fim, o Prémio Impacto foi atribuído a Ana Catarina Carvalho, Ariana Marques Fernandes, Pedro Saldanha Ramos e Sofia Moraes Sarmento, do Instituto Superior Técnico com o Projeto DETU: Degrau Elevatório para Transportes Urbanos. Os 4 alunos desfrutarão também de dois dias imersivos de Bootcamp IES-SBS.

 

No final do evento, antes da foto de grupo com todos os vencedores, foram também anunciados os temas para a edição Academia GRACE 2019-2020: “Emergência climática” e “O trabalho do futuro”.