Após as boas-vindas da anfitriã Inês Sequeira, Nathalie Ballan, membro da Direção do GRACE em representação da Sair da Casca, partilhou com os presentes as novas tendências da Filantropia e investimento social na União Europeia.

 

 

Seguidamente, apresentou quatro projetos inovadores que procuram estabelecer parcerias com empresas. Foram eles:

 

55+ - iniciativa que visa prevenir a solidão e a inatividade das pessoas com mais de 55 anos, através da prestação de serviços nos seus bairros, aliando o conhecimento ao estabelecimento de redes de apoio informal.

 

Agrolux – projeto que visa o desenvolvimento, construção e exploração de soluções integradas de agricultura urbana, que sejam resposta direta às necessidades alimentares urbanas do futuro.

 

Agentes 2030 – consiste num jogo para organizações, na forma de um sistema de moeda social que ensina aos seus colaboradores a contribuir com ações do dia-a-dia para os ODS. Ao participar, ganharão o selo Impact Network.

 

Menos Hub – empresa social que usa o micro empreendedorismo e tecnologia para combater o desemprego, combinando capacitação, mentoria e uma rede digital de parceiros para envolver as comunidades na criação e apoio de negócios locais.

 

 

Após uma animada conversa, Sílvia Ferreira deu a conhecer os desafios e oportunidades para as empresas da Portugal Inovação Social, iniciativa pública que promove e apoia a inovação social a nível nacional e cujos prazo para apresentação de candidaturas, na Área Metropolitana de Lisboa, foram prolongados (Parcerias para o Impacto até dia 18 de novembro e Títulos de Impacto Social até 31 de dezembro).

 

 

Madalena Dias, do Associado Behind, abriu o debate com a importância dos ODS no alinhamento e aproximação do setor social e do setor corporativo, bem como a importância da medição de impacto na inovação social.

 

A próxima edição das Ideias Cruzadas terá lugar já no dia 31 de outubro, na Atmosfera m, no Porto, subordinada ao tema do Voluntariado Corporativo, e durante a qual serão apresentados projetos de economia social.