O título, só por si, já prometia e os Novos Líderes apareceram a horas, alguns “vestidos a preceito”, mas a maioria curiosa para saber o que ia passar-se na tarde de 24 de Fevereiro.

 

Após as boas-vindas da Presidente do GRACE, o discurso inspirador de César Silva (Diaverum), foi o prólogo ideal para colocar sorrisos nos rostos dos mais de 40 participantes.

 

 

Paula Guimarães regressou ao “palco” para apresentar e moderar o painel, já conhecido do público de Lisboa, que aceitou o convite de voltar a juntar-se desta feita no Porto. Mafalda Ribeiro, Ana Fontoura (Fidelidade) e António Henriques (Grupo CH) aos quais se juntou Osvaldo Sousa, responsável pela Bienal de Humor Luis d’Oliveira Guimarães, patente na Atmosfera m.

 

 

As histórias e experiências partilhadas arrancaram sonoras gargalhadas da plateia e ficou, de facto, patente que o humor é uma poderosa arma de comunicação e que desempenha um papel “curador” nas nossas vidas, pelo que há que recorrer a ele sempre que possível e necessário.

 

A animação passou do auditório para as sessões de trabalho dos dois grupos, ambos dinamizados por Rita Pelica (Egor), que debateram as temáticas “O Humor na empresa tem limites?” e “o Humor como fator motivacional e na gestão de conflitos”… com Legos!

 

 

 

Durante uma breve pausa para recarregar energias, os participantes puderam visitar a Bienal de Humor Luis d’Oliveira Guimarães, e ver como os cartoonistas e humoristas “tratam” o tema da abelha/mel, enquanto metáfora da sátira/ironia.

 

 

Após a apresentação dos resultados, Paula Guimarães agradeceu a presença e participação dos colaboradores das 19 empresas participantes nestes 3 workshops realizados no Porto, com apoio dos associados ColorADD, Europcar, Fundação Manuel António da Mota e Fundação Montepio, deixando um alerta para a importância do humor enquanto ferramenta de gestão e para a capacidade de rir com os outros e de nós próprios no seio das organizações.

 

As surpresas não ficavam por aqui e, sendo vésperas do 17º aniversário, o GRACE aproveitou para cantar os parabéns e soprar as 17 velas na companhia dos Associados. Notoriamente bem-dispostos, os Novos Líderes levaram para casa uma mão cheia de ideias para refletir e ainda uma caricatura, do artista Pedro Ribeiro Ferreira.  

 

 

A edição em Lisboa encerrará em Abril com um último workshop, em dia e local a anunciar brevemente.