Numa cerimónia que decorreu no ISCTE-IUL, o associado IBM Portugal entregou o Prémio Científico IBM a Caroline Conti, investigadora que venceu esta 27ª edição, com um trabalho baseado na tecnologia de campo de luz.

O trabalho pretende responder aos desafios atuais da indústria para introduzir futuros serviços que utilizem esta tecnologia com impacto sobretudo em áreas como a produção de conteúdos para realidade virtual, realidade aumentada e cinema, e também nas áreas de processamento de imagens médicas e reconhecimento biométrico.


O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Manuel Heitor, presidiu a sessão onde afirmou que "o Prémio Científico IBM é atribuído este ano a uma investigadora de origem brasileira, Caroline Conti, a trabalhar em Portugal em novas áreas de visualização e interação digital. É uma área emergente e de grande potencial científico, social e económico, em associação com a necessidade crescente de usar e processar grandes quantidades de informação".
Reforçou ainda que "este prémio é atribuído desde 1990 e o valor intrínseco à qualidade do premiado está bem patente pelas brilhantes carreiras científicas de muitos dos premiados. Mas é apenas a terceira vez que o prémio é atribuído a uma mulher e este facto merece ser destacado devido à desigualdade do género que persiste na atividade científica e tecnológica em todo o mundo nas áreas das tecnologias de informação e comunicação".


Também o Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, frisou que "é para nós um orgulho saber que muitos dos nossos premiados têm sido posteriormente distinguidos com outros galardões, alguns internacionais, o que confirma a qualidade e o mérito dos vencedores deste prémio e demonstra o compromisso claro da IBM em apoiar a investigação nacional e contribuir para o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras."
"Portugal reúne condições únicas para estar na linha da frente da transformação digital, mas temos que continuar a investir em novos talentos e a desenvolver as novas competências do futuro. É isso que a IBM incentiva e tem vindo a fazer junto das Universidades e Politécnicos do nosso país", concluiu.

 

A IBM Portugal instituiu o Prémio Científico em 1990, com a finalidade de distinguir trabalhos nos mais diversos domínios do conhecimento da Ciência e da Tecnologia. O objetivo é estimular jovens investigadores portugueses ou a residir em Portugal desde há três anos a divulgarem os seus projetos, fomentando o relacionamento entre as comunidades industriais, académica e de investigação científica.

Mais informações sobre o Prémio Científico aqui