A Team Genesis, equipa de advogados da MLGTS, volta a associar-se ao Seedsummit Portugal (plataforma da Seedcamp), e à Beta-i (aceleradora de startups), disponibilizando documentação por si preparada que pode ser usada e servir de orientação para startups a operarem no mercado português.

 

Com esta iniciativa, cujo arranque se deu no ano passado, a Team Genesis pretende disponibilizar conhecimento adquirido que possa facilitar o processo de investimento em Portugal, permitindo aos agentes do mercado poupar tempo e recursos.

O documento lançado este ano - Preferred Round Term Sheets – constituiu um resumo de alguns termos e condições mais comuns de subscrição em rondas de investimento com ações ou quotas com privilégios. Os documentos podem ser descarregados gratuitamente através da plataforma online da Seedcamp.

 

“É com o maior gosto que a Team Genesis se volta a associar à Seedsummit e à Beta-i, disponibilizando documentação que pode simplificar a vida a quem investe e é investido em rondas de investimento em ações ou quotas com privilégios, assim continuando a fazer aquilo que também se faz, com muita frequência, em mercados mais maduros do que o nosso. Sublinhando que se trata de uma minuta de uma term-sheet que terá de ser adaptada a cada caso concreto, julgamos que, em qualquer caso, estamos a contribuir para que o mercado de startups, em que temos tentado ter uma presença com significado, se vá tornando cada vez mais eficiente e fonte de riqueza para o país”, refere Segismundo Pinto Basto, coordenador da Team Genesis e sócio da MLGTS.

 

Tom Wilson, Investment Partner da Seedcamp explica: “Há mais de cinco anos identificámos Portugal como sendo uma região emergente de talento empresarial e continuamos empenhados em ajudar a construir uma infraestrutura e uma rede para os fundadores locais. À medida que o ecossistema evolui, as necessidades de um fundador vão mudando, e é uma satisfação podermos manter o nosso investimento na região através do trabalho desenvolvido com parceiros-chave, fornecendo documentos atualizados e gratuitos para todos.”

 

Pedro Rocha Vieira, cofundador e CEO da Beta-i, acredita que “este é o tipo de iniciativa das quais nos orgulhamos em fazer parte, aproveitando o contexto de um evento global, como a Web Summit, para criar valor para o ecossistema e comunidade local ao contribuirmos para a introdução de uma ferramenta que pode ser muito útil para todas as startups.”