Os campus universitários, em Lisboa e no Porto, do Associado Universidade Europeia, adotaram  uma filosofia de saúde e de bem-estar, bem como de sustentabilidade ambiental, designada por Green Healthy Campus.

 

É nos campus que a comunidade académica passa uma importante fatia do tempo, onde, todos os dias, se deixam pegadas ambientais. E Instituições da Laureate em Portugal sabem o quão importante são as condições de estudo, diversidade de alimentação e de bem-estar e o impacto que têm no sucesso escolar, hoje e no futuro.

Assim nascem os Green Healthy Campus.

 



Existem 4 gestos muito simples que contribuem para melhorar as condições de estudo, de trabalho e de investigação, ter uma maior consciência ambiental e um estilo de vida mais saudável e, no final do dia, um futuro mais equilibrado e sustentável:

Campus sem fumo
Foi adotada a filosofia de smoke-free em todos os Campus, incluindo os espaços ao ar livre. O ar vai ficar mais puro e os pulmões também.

Uso de garrafas reutilizáveis
Se nada for feito, um dia haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos. E o plástico de uso único, como os copos de plástico, por exemplo, serão o maior cardume de todos. Por isso, perante esta triste visão, é optar por uma garrafa reutilizável no dia-a-dia.

Alimentação saudável
Quantas vezes o prato não se resume a alimentos pré-preparados acompanhados de baixo valor nutricional? O Campus oferece várias alternativas, como por exemplo, fruta, vegetais e cereais, entre outros, para uma alimentação mais variada e saudável.

Reciclagem
Misturar o lixo é uma atitude impensável em pleno século XXI. Agora, no Campus existem vários eco-pontos para separar embalagens, vidros, papéis e orgânicos. Para ajudar a reciclar não é preciso tirar um curso.

 



Esta nova filosofia Green Healthy Campus visa responder a 3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030 da ONU: Vida Saudável (3); Cidades e Comunidades Sustentáveis (11) e Combater as alterações Climáticas (13).