A Ajudaris é uma associação particular de carácter social e humanitário de âmbito nacional sem fins lucrativos e que desenvolve vários projetos de intervenção social com vista ao combate da fome, pobreza e exclusão social, através da educação e formação sob forma de projetos de desenvolvimento.

 

No ano de 2017 a ESEGUR apoiou a Ajudaris através da venda dos livros Histórias da Ajudaris, projeto que conta já com a sua 10ª Edição, colaborando com mais de 600 estabelecimentos de ensino e mais de 30 000 pessoas envolvidas. Este projeto tem como objetivo um público-alvo abrangente e que envolve, não somente, as crianças, mas todos os que representam um papel crucial no seu desenvolvimento como pais, professores e educadores. Pretende-se, deste modo, suprir as carências alimentares básicas das crianças identificadas pelo meio escolar onde se encontram e desenvolver nas crianças o gosto pela leitura e que a partir das histórias lidas possam apreender conteúdos de cidadania e de caráter curricular.

 

Este ano, a Ajudaris pretende incluir outro tema para criar desenvolvimento junto do seu público-alvo: a música.

 

Pretende-se, por um lado, combater o abandono e insucesso escolar por parte dos jovens, e por outro, o grupo sénior terá oportunidade de colocar o seu saber ao serviço da comunidade, combatendo o isolamento social e promover o sentimento de bem-estar e disposição do saber e experiência ao serviço dos mais jovens.