No dia 17 de Setembro de 2018, pelas 15 horas, terá lugar a sessão oficial de entrega de prémios CRIDEM - Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual, na exposição inaugural, exibida na Fundação Manuel António da Mota, Mercado do Bom Sucesso, na cidade do Porto. Esta 15ª edição conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, estando já confirmada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o apoio dos Associados Fundação Manuel António da Mota e Fundação Montepio.

 

Concorrem 68 instituições de todo o país, apresentando 201 obras de arte e criativas nas cinco categorias do concurso (Pintura, Desenho, Escultura, Têxteis & Tapeçaria e Outras expressões plásticas).

 

Além dos Prémios CRIDEM, será atribuída uma distinção especial ao atelier criativo cujos trabalhos mais se distingam, distinção que recebe o nome de Prémio Maria Lutegarda, antiga diretora da Fundação AFID Diferença, e que passa a ser uma homenagem, através da sua pessoa, a todos aqueles que se dedicam às causas da inclusão e da solidariedade para com os cidadãos com deficiência intelectual.

 

Outra novidade da presente edição é a realização de um colóquio – no dia 21 de Setembro, pelas 10 horas - dedicado ao tema «O papel da arte no quotidiano e na autonomia dos cidadãos com deficiência intelectual», que decorrerá igualmente na Fundação Manuel António da Mota. Este debate terá como oradores monitores de ateliers de arte e criatividade de diversas instituições nacionais, além dos convidados belgas, estando aberto a todos os interessados, e visa a troca de experiências pedagógicas e de iniciativas de integração social dos cidadãos com deficiência intelectual. Em breve será disponibilizado o programa detalhado.

 

Mais informações aqui.