Realizou-se no passado dia 18 de dezembro no ISEG, em Lisboa, a cerimónia anual de assinatura de Acordos de Adesão e de Renovação de Compromisso ao Fórum Organizações para a Igualdade – iGen – em que os signatários se comprometem a defender os princípios da igualdade de género no trabalho, na conciliação entre a vida profissional e pessoal e na parentalidade.
 
O Associado ESEGUR deu mais um passo importante na história da empresa ao tornar-se numa organização signatária do Fórum iGen, onde se compromete a implementar boas práticas que promovem a igualdade de género no trabalho e a conciliação entre a vida pessoal e profissional. São metas que, de alguma maneira, contribuem para o bem-estar social e para uma maior produtividade.
 
O princípio de igualdade entre mulheres e homens em matéria de trabalho e de emprego implica o direito a igual acesso ao trabalho, ao emprego, à formação profissional e à progressão na carreira, bem como a garantia de igualdade salarial entre mulheres e homens, a eliminação da segregação do mercado de trabalho, a participação equilibrada dos homens e das mulheres na vida profissional e na vida familiar com a igual partilha entre pais e mães no que toca, nomeadamente, à necessidade de ausência ao trabalho por maternidade e paternidade e para a prestação de cuidados a filhos e filhas ou outras pessoas dependentes. Todos estes princípios estão consagrados na legislação laboral portuguesa.
 
O Fórum Organizações para a Igualdade - iGen é promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e pelas organizações aderentes que, por esta via, se comprometem a desenvolver ações de promoção de igualdade de género com metas quantificadas.
O Fórum, que foi criado em 2013, inicialmente com 21 empresas, a partir de 18 de dezembro conta com 68 organizações de diversos setores da economia nacional.
 
A assinatura dos Acordos de Adesão e de Renovação de Compromissos contou com a representação das organizações aderentes, com a presença da Presidente da CITE, Joana Gíria, da Presidente do ISEG, Clara Raposo, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro e do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita