Com a assinatura deste protocolo, as quatro entidades assumem publicamente o compromisso de, no âmbito das respetivas atividades, atuarem de acordo com diretrizes estratégicas ao nível da acessibilidade tecnológica. É assinalada, com esta iniciativa, a priorização da comunicação para todos.

 

 

Com ganhos diretos na integração escolar, profissional e social das pessoas com deficiência ou necessidades especiais de comunicação, a Fundação PT integra no seu portefólio as Soluções Especiais PT, que materializam as ferramentas de atuação da Fundação PT ao nível da inclusão e da acessibilidade digital, um dos seus quatro eixos estratégicos de intervenção – ao lado da saúde, da educação e do voluntariado.

 

 

A solução PT Magic Contact permite dar acessibilidade, mediante smartphones e tablets, a utilizadores com limitações na motricidade fina e sem mobilidade dos membros superiores. Já o Áudio Zapping visa auxiliar cegos e amblíopes no controlo da TV, mediante o acompanhamento de sons indicativos de cada ação efetuada através do comando MEO. O PT Grid 2 consiste num sistema de teclados virtuais num ecrã, para acesso a todos os comandos e funções Windows. A TeleAula destina-se a alunos com necessidades educativas especiais e impedidos de frequentar presencialmente as aulas devido a deficiência ou doença prolongada. O PT MagicEye, por fim, possibilita o acesso ao computador através do olhar, para pessoas com limitações neurológicas e/ou motoras.