A pensar na segurança e no bem-estar dos condutores que, diariamente, utilizam os seus veículos, o nosso associado LeasePlan, em parceria com a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), lançou o SafePlan, um programa personalizado assente na melhoria comportamental dos condutores, sensibilizando-os para os riscos a que estão expostos.

Com uma vasta experiência na prevenção, educação e sensibilização para a segurança rodoviária, a parceria com a PRP vem dotar o programa SafePlan de um maior grau de exigência e credibilidade, garantindo uma formação de condução personalizada.

 

“A PRP tem desenvolvido a sua atividade maioritariamente na área do fator humano, promovendo a mudança de crenças, atitudes e comportamentos dos condutores. Com o SafePlan, partindo da avaliação e análise de risco do condutor, podemos desenvolver um programa específico que vai ao encontro das reais necessidades daquele condutor em particular, aumentando significativamente a probabilidade de sucesso, através do aumento de competências comportamentais e promovendo uma cultura de mobilidade sustentável. Devemos ter presente que diversos estudos indicam que o erro humano, só ou em conjunto com outros fatores, é responsável por mais de 90% dos acidentes”  afirma José Miguel Trigoso, Presidente do Conselho de Direção da PRP.

 

O SafePlan é um serviço inovador, distinto das restantes ofertas do mercado, que vem ajudar as empresas a avaliar as aptidões e comportamentos atuais dos seus colaboradores nas estradas, oferecendo-lhes uma formação personalizada e módulos de e-learning para que possam melhorar a sua condução e adoptar um estilo de vida seguro.

 

“Além das capacidades técnicas de condução, característica comum a outros programas existentes no mercado, o SafePlan vai mais longe, atuando ao nível da mudança de comportamentos, contribuindo assim para a redução da sinistralidade e, consequentemente, para o aumento da segurança dos condutores. Para além disso, promove uma condução ecologicamente eficiente, o que resultará numa redução dos consumos de combustível e, consequentemente, numa redução do impacto ambiental”, refere António Oliveira Martins, Diretor Geral da LeasePlan Portugal.

 

O SafePlan está disponível em 3 modalidades, de acordo com as prioridades de cada empresa. Cada modalidade oferece um programa personalizado, que decorrerá ao longo de 4 anos, resultando no final de cada fase, num relatório que contemplará a análise de todas as conclusões retiradas de cada etapa.

De acordo com o estudo realizado a condutores de empresas clientes LeasePlan em 32 países, incluindo Portugal, na estrada, os aspetos comportamentais são, na grande maioria das vezes, os principais responsáveis pela sinistralidade, sendo a utilização do telefone ao volante o comportamento de risco mais comum. Enquanto gestora de frotas, a LeasePlan reconhece a responsabilidade em fazer mais do que equipar apenas os condutores com um veículo seguro. Neste contexto, o SafePlan pretende ser uma voz ativa na redução da sinistralidade e na mudança de comportamentos.