A Comissão Europeia, a Bill & Melinda Gates Foundation e a MSD for Mothers lançaram o Birth Day Challenge, com o objetivo de identificar e operacionalizar soluções inovadoras para prevenir a morte e complicações durante a gravidez e o parto.

Três prémios serão entregues aos vencedores das soluções mais eficazes que podem ser de natureza clínica, tecnológica ou de gestão e devem ter em conta fatores sociais relevantes.

 

Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação afirmou que “as taxas de mortalidade durante o parto permanecem assustadoramente elevadas em certas zonas do mundo. Com cerca de 99% das mortes durante o parto a acontecerem em países em vias de desenvolvimento, devemos encontrar formas inovadoras de apoiar a modernização dos sistemas de saúde para evitar as mortes desnecessárias de mães e das suas crianças".

 

De acordo com a UNICEF, 5.9 milhões de crianças morrem por ano antes de completarem 5 anos de vida, 2.65 milhões das quais são recém-nascidos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que 300 mil mulheres morreram em 2015 de causas evitáveis relacionadas com gravidez e parto.

 

As regras do concurso estão disponíveis online e as candidaturas podem ser efetuadas até dia 6 de Setembro de 2017.