Inserido nas comemorações do seu 30º Aniversário, a Lusitania proporcionou um dia especial e diferente para mais de 120 crianças de várias instituições de solidariedade social. Com o apoio da Aporvela, a Lusitania organizou ao longo do dia visitas à Caravela Vera Cruz, na doca de Alcântara, em Lisboa. Nesta iniciativa participaram ainda auxiliares, familiares e voluntários de cinco instituições apoiadas pela Lusitania (como a Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, Santa Casa da Misericórdia, Fundação do Gil, Instituto de Surdos Mudos da Imaculada Conceição e APIA - Associação de Proteção à Infância da Ajuda). Um dia diferente e repleto de surpresas, no qual as crianças puderam visitar a Caravela Vera Cruz e viver aventuras como autênticos navegadores, terminando com um lanche.

 

 

 

O Neya Lisboa Hotel, no âmbito da sua parceria com o Hospital D. Estefania, participou na Semana da Criança, e no dia 1 de Junho esteve n'A Ludoteca no Jardim da Bia onde ofereceu um lanche e confraternizou com as crianças.

 

 

 

No último fim-de-semana de Maio, 20 voluntários da Fábrica de Quadros Elétricos da Siemens em Corroios, incluindo o Diretor da Fábrica assim como as educadoras de infância do Centro de Dia recuperaram durante 2 dias as 8 salas do Centro de Dia de Coina (CATICA). A Siemens ofereceu as tintas e materiais de reparação e, no Dia Internacional da Criança, mais de 250 crianças do ATL e Jardim de Infância deste Centro conseguiram usufruir de espaços mais alegres e coloridos.

 

 

 

A Transportes de Lisboa também não deixou passar a data em branco.

O Museu da Carris assinalou o Dia Mundial da Criança, com o lançamento do livro infantil “À Descoberta de Lisboa”, da autora Maria João de Figueiroa Rego. O dia começou com uma viagem de elétrico com o objetivo de dar a conhecer a cidade de Lisboa, do ponto de vista histórico, cultural e turístico. A viagem contou com a presença da autora do livro, do ilustrador Luís Anglin, do Eng.º Tiago Lopes Farias, Presidente do Conselho de Administração da Carris, do Metro e do Grupo Transtejo e uma turma de crianças da Creche do Alto de Santo Amaro.

 

Depois desta viagem pela história e pela cidade, teve lugar a apresentação do livro infantil, que contou também com a presença das crianças da escola, “O nosso Jardim”. Durante a apresentação o ilustrador do livro desenhou ao vivo um elétrico, fazendo as delícias dos mais novos e mais velhos ali presentes. Esta ilustração ficará patente no espaço do Museu da Carris.

Foi um dia muito animado, em que as crianças puderam ver de perto de que forma os transportes públicos cresceram e se desenvolveram ao ritmo da cidade.

 

 

 

A Transportes de Lisboa realizou também a iniciativa “Vou de transportes ao Zoo, ver o Tejo”, proporcionando um dia especial a 30 crianças da Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”: a visita ao leão marinho fêmea “Tejo”, apadrinhado pelo Grupo Transtejo.

 

A viagem começou a bordo do navio “Fernando Namora” entre o Barreiro e o Terreiro do Paço. O grupo seguiu no metro, na linha azul, até à estação Jardim Zoológico, o que permitiu às crianças um contacto direto com dois dos modos operados pela Transportes de Lisboa.

 

Chegados ao Zoo, surpresas não faltaram! Desde assistir à alimentação dos leões marinhos, visitar o interior das instalações onde a Tejo e companheiros habitam, foi dado a conhecer todo um novo mundo de cuidados alimentares, de saúde e higiene que os nossos “amigos” necessitam.

 

Após um passeio pelo Zoo, seguiu-se um piquenique e o regresso a casa, muito animado!