O Santander Totta investiu 6,8 milhões de euros em atividades diretamente relacionadas com responsabilidade social corporativa em 2015. Este aumento de cerca de 21% face a 2014 constitui um dos dados mais reveladores do Relatório de Sustentabilidade 2015, publicado recentemente.

 

O apoio do Santander Totta ao Ensino Superior continua a ser a grande aposta na área da Sustentabilidade. Com 48 convénios com universidades portuguesas, em 2015 o Santander Universidades atribuiu cerca de 900 bolsas e prémios de apoio ao ensino, investindo diretamente 5.8 milhões de euros nas Universidades. O relatório retrata também o compromisso que o Banco assumiu para reforçar o apoio à comunidade envolvente: 4.050 pessoas foram apoiadas com o programa de responsabilidade social corporativa durante  2015.

 

No plano ambiental, e dentro do Plano de Baixo Carbono e Poupança Energética do Banco Santander, face ao ano de 2011 registou-se uma redução de 25% no consumo de eletricidade, de 21% no consumo de gás natural e de 20% no consumo de água. No que diz respeito ao consumo de papel, este diminuiu de 13% face ao ano de 2012. A responsabilidade ambiental foi também estendida aos fornecedores do Banco, sendo que destes, aproximadamente 91,53% são fornecedores locais.

 

O Relatório destaca também a aposta contínua do Banco nos seus colaboradores. Em 2015 o Santander Totta manteve as suas políticas de desenvolvimento de capacidades e formação para colaboradores e houve cerca de 300 mil horas de formação, com mais de 30% da formação ministrada via e-learning. Da mesma forma, foram tomadas cerca de 50 medidas de conciliação da vida pessoal e profissional.

 

Na relação com os seus Clientes, através do Programa Santander Advance, o Banco disponibilizou uma oferta financeira e não financeira que permitiu a 1.000 empresas obterem cursos de formação. Foram também realizados diversos avanços no âmbito do plano de transformação multicanal com destaque para o lançamento de uma nova aplicação móvel que simplificou as operações mais frequentes dos clientes. O banco foi eleito pelo segundo ano consecutivo «Escolha do Consumidor».

 

Na sua mensagem inicial, António Vieira Monteiro, Presidente da Comissão Executiva do Santander Totta, destacou : «O nosso compromisso é tornar o Santander Totta um Banco cada vez melhor para os seus clientes, colaboradores, acionistas e sociedade, baseado no princípio que tudo o que fazemos deve ser Simples, Próximo e Justo.»