A AHP - Associação da Hotelaria de Portugal tem estado ativamente envolvida na promoção de um futuro sustentável e responsável do Turismo, através do Programa HOSPES, um programa que visa recolher bens usados mas em bom estado de conservação dos hotéis nacionais e doá-los a instituições de solidariedade social, numa lógica de economia circular.

 

No final de 2012, no pico da dura crise económica que assolou o país, a AHP lançou uma campanha solicitando aos seus associados que doassem colchões usados ​​para instituições de ação social, após renovações periódicas.

 

A campanha foi um sucesso e o tema suscitou grande interesse, não só entre a comunidade hoteleira como nas instituições de solidariedade social. Cedo deixaram de ser só colchões os materiais doados: mobiliário, equipamentos de cozinha, equipamentos eletrónicos, roupas de cama e wc, palamenta, etc, passaram a fazer parte do rol de donativos.

 

Nos últimos 4 anos a AHP tem funcionado como catalisador, fazendo, por um lado, o levantamento das necessidades de cada uma das instituições protocoladas e, por outro, sensibilizando tanto hotéis como empresas parceiras para a importância não apenas de doar, mas de o fazer através da AHP. Porquê? Porque a articulação entre procura e oferta à escala nacional permite que iniciativas esporádicas e locais das unidades hoteleiras ganhem cadência e dimensão e que os bens cheguem efetivamente a quem deles mais carece. E em quatro anos o trabalho em rede fez as doações ultrapassarem qualquer expetativa!

 

A campanha teve enorme participação, com 66 hotéis a doar mais de 26.000 itens a 33 instituições de ação social, melhorando a vida de milhares de pessoas e suas famílias. Mas a AHP não se cingiu apenas a esta iniciativa. A vontade de fazer mais e melhor evoluiu para um Programa de Responsabilidade Social Corporativa, o Programa HOSPES, do qual fazem parte vários projetos – um dos quais o projeto "WE SHARE", acima descrito, diretamente relacionado com a Responsabilidade Social.

 

Os outros projetos, que se enquadram no rótulo "WE CARE", referem-se à Sustentabilidade Ambiental e são o resultado de protocolos celebrados entre a Associação e instituições que promovem o desenvolvimento ambiental sustentável.

 

Em 28 de junho de 2017, a Associação Portuguesa de Hotéis convidou todos os seus associados e empresas parceiras para conhecer o real impacto do Programa HOSPES e a sua futura evolução. Na cerimónia, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (padrinho da causa desde 2015) foram ainda atribuídos, pelo terceiro ano consecutivo, 45 selos de Responsabilidade Social (“We Share”) e 89 de Sustentabilidade Ambiental (“We Care”) aos hotéis que contribuíram para o programa em 2016.

 

Para mais informações sobre o nosso Programa de Responsabilidade Corporativa consulte www.hoteis-portugal.pt

 

 

Cristina Siza Vieira,

Presidente da Direção Executiva da Associação da Hotelaria de Portugal