A União Europeia acaba de lançar um novo Plano de Investimento Externo, onde assume particular relevância o Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável, destinado a apoiar o crescimento sustentável e inclusivo em África e nos países vizinhos da UE. O plano irá disponibilizar uma nova geração de instrumentos financeiros nas modalidades mais tradicionais de assistência, como as subvenções, através nomeadamente de garantias, instrumentos de partilha de riscos, e combinação de subvenções e empréstimos:

https://ec.europa.eu/commission/priorities/stronger-global-actor/external-investment-plan_en

 

Ao defender a aposta num crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, a Estratégia Europa 2020 reafirmou as prioridades já definidas na Estratégia Europeia para o Desenvolvimento Sustentável, reforçando o compromisso assumido neste domínio pela União Europeia.

 

O Novo Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento vem agora definir um novo plano estratégico para o futuro da política europeia de desenvolvimento. Assinado em junho de 2017 pela União Europeia e pelos seus Estados-membros, o Novo Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento constitui um quadro comum global para a cooperação europeia para o desenvolvimento, sendo pela primeira vez aplicável, na íntegra, a todas as instituições da UE e, naturalmente, a todos os seus Estados-Membros.

 

Como maior doador mundial de ajuda pública ao desenvolvimento, a União Europeia pretende apostar, com este compromisso alargado, numa nova visão comum para a política de desenvolvimento, alinhando a sua ação externa com os objetivos definidos pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pela Nações Unidas em setembro de 2015.