Há Festa na Aldeia é um projeto pioneiro de inovação social que visa a promoção do território rural e tem um enquadramento muito viável naquilo que é a responsabilidade social das Empresas, das Associações e de cada cidadão.

Surgiu em 2013, foi idealizado pela ADRITEM, e é hoje dinamizado pela Associação do Turismo de Aldeia, que consegue a sua expansão para mais territórios. Neste momento, 9 aldeias fazem parte desta iniciativa.

 

 

 

Promove, em ciclos anuais, eventos e formações nas aldeias que culminam num festival de Verão e assumem um papel de relevo na dinamização de um turismo qualificado, identitário e sustentável.

Para isso, envolve-se toda a comunidade e entidades locais, capacitando-os, para que sejam os habitantes os principais agentes da dinamização dos lugares.

 

A sobrevivência destas regiões depende da fixação de pessoas e a desertificação combate-se com mais oportunidades de emprego, formação e novos negócios.

 

 

 

Com imaginação e engenho, manifestados em ações sólidas, que valorizam o património e ajudam à preservação dos costumes e tradições, esta é a estratégia que garante a competitividade destas regiões:  descentralizando a procura, promove-se a partilha de recursos e as economias de escala.

 

O recente reconhecimento e apoio por parte do Programa Parcerias para o Impacto, do Portugal 2020, é para o Há Festa um forte incentivo ao esforço e determinação que projetos sociais exigem.

 

Veja o vídeo promocional aqui

Para mais informações sobre o projeto, envie um email para comunicacao@ata.pt.