É já no dia 17 de Maio que acontece, no Estoril, o 1º Concerto Solidário pelas Gerações Autónomas, iniciativa da Associação VilacomVida. O objetivo é angariar fundos para o lançamento do primeiro “CafécomVida”, um projeto-piloto, pioneiro em Portugal, para a formação 360º de jovens com perturbação ligeira do desenvolvimento intelectual, criando condições para um emprego com futuro e para que um dia estes jovens possam ter a sua própria casa.
 
Toze Brito e Miguel Ângelo são os cabeças de cartaz deste espetáculo aos quais se juntam os jovens artistas Pedro Vaz, Peu Madureira, Martim Simões de Almeida, Mimi Froes, Jaime Santiago, Isabel Novella e Carolina Leite num evento apresentado por Laurinda Alves. Nesta noite será ainda experienciada a primeira réplica do CafécomVida, onde alguns jovens com necessidades educativas especiais farão o atendimento de balcão.
 
 
 
O concerto solidário pelas Gerações Autónomas é uma iniciativa que nasce da parceria entre quatro associações sem fins lucrativos que trabalham pela vida autónoma de pessoas com défice cognitivo ligeiro, dando um enfoque particular aos jovens – cerca de 3000 todos os anos, apenas no distrito de Lisboa - que terminam o seu percurso escolar sem perspetivas de futuro.
 
Segundo Filipa Pinto Coelho, empreendedora social e presidente da direção da Associação VilacomVida. “Queremos encontrar uma resposta que invista nas capacidades destes jovens para o emprego e consequente vida autónoma, ao invés de despender recursos do Estado numa lógica ocupacional. O CafécomVida surge em linha com as melhores práticas europeias de inclusão social, como o recentemente inaugurado Café Joyeux francês, ou o Café Domenica britânico, e tem a ambição de alterar mentalidades e desmistificar preconceitos face à diferença, proporcionando a todos nós um contacto recorrente com estas gerações autónomas de jovens cheios de potencial. É para eles que organizamos este concerto”.
 
BIPP/Semear, APPT21, DéJa Lu e o Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças juntam-se, assim, à Associação VilacomVida para trabalharem em conjunto o projeto de vida autónoma destes jovens.
 
O espetáculo terá lugar no auditório Sra. Boa Nova Galiza, Estoril, pelas 21h30, e o preço do bilhete (15€) reverte inteiramente a favor da criação do primeiro CafécomVida em território nacional. Caso não tenha oportunidade de assistir ao concerto, ou quiser reforçar a sua contribuição, pode fazer um donativo a partir daqui.