Existem no mundo mais de 21 milhões de crianças que vivem com uma doença ou condição que pode reduzir ou limitar drasticamente a sua vida.

 

Cuidados Paliativos Pediátricos:são cuidados multidisciplinares que devem ser iniciados desde o diagnóstico da doença, acompanhando totalmente a criança e a família, em casos de doença crónica complexa, grave e/ou limitante de vida, num percurso que é tantas vezes difícil e muito prolongado.

Cuidados Paliativos Pediátricos não são cuidados de fim de vida.

 

Em Portugal, na última década, têm sido dados importantes passos na organização deste tipo de cuidados, fomentando-se a formação básica e avançada em CPP de profissionais das diversas áreas. Desde 2018, a provisão de CPP nos serviços de Pediatria passou a estar contemplada na legislação, existindo, atualmente 6 equipas intra-hospitalares de CPP reconhecidas no Norte, Centro e Sul.

No entanto, e apesar do grande esforço dos diversos serviços de Pediatria na implementação deste tipo de cuidados, os recursos são ainda insuficientes para as necessidades estimadas.

 

Em Portugal são aproximadamente 7.000 crianças que necessitariam de Cuidados Paliativos.

A International Children´s Palliative Care Network (ICPCN) selecionou a segunda sexta-feira de outubro como um dia para angariação de fundos e sensibilização da comunidade em geral para o trabalho das equipas de cuidados paliativos pediátricos em todo o mundo.

 

A Associação aTTitude IPSS, aderiu a esta iniciativa desde 2015, dinamizando “O dia do Chapéu com aTTitude”, que este ano acontece na sexta-feira 11 outubro 2019.

 

Todos podem aderir a esta campanha de sensibilização, seguindo estes passos:

1. Usar um chapéu para trabalhar, na faculdade ou na escola, na sexta-feira 11 outubro 2019.

2. Publicar a sua foto individual ou em grupo, com o Chapéu nas redes sociais usando o #chapeucomattitude. Partilhar essas fotos no Facebook da aTTitude IPSS!

 

Para além desta iniciativa de sensibilização da Comunidade, a Associação aTTitude promove desde 2016 o concurso escolar nacional “Chapéu com aTTitude”, contando já com a participação de dezenas de Escolas, e centenas de crianças!

Mais informações disponíveis no site.