• Guia de Responsabilidade Social Interna nas Empresas

    O Guia sobre Responsabilidade Social Interna é o resultado de um ano e meio de reflexão de empresas Associadas do GRACE, que se organizaram em 5 grupos de trabalho, nomeadamente: A) Benefícios Sociais Complementares; B) Conciliação Vida Pessoal, Profissional e Familiar; C) Talentos e Gerações; D) Cuidar da Pessoa que trabalha na empresa; E) Organização e Comunicação RSI.

    Este Guia aborda uma temática fulcral para todo o tecido empresarial: o seu ativo humano. Prova da importância do tema é o facto de terem sido 35 os associados do GRACE que fizeram questão de participar nesta reflexão, conscientes de que os seus colaboradores devem estar crescentemente no centro da atenção das empresas, constante e diariamente. No Guia são identificados os principais desafios encontrados, as oportunidades futuras percecionadas, exemplos inspiradores, boas práticas já comprovadas, esperando-se que este Guia possa constituir um convite a um olhar diferente sobre toda a temática da gestão de Recursos Humanos.

    Num momento em que felicidade organizacional, captação e retenção de talento, multigeracionalidade, robotização, entre outros temas, estão na ordem do dia, mais do que nunca as empresas têm de se consciencializar da importância de adotarem medidas que mantenham os seus colaboradores felizes, motivados e empenhados, e de quanto a obtenção de sucesso nesta frente constitui um ativo essencial à sustentabilidade das empresas.


    * Os conteúdos deste guia são exclusivos a associados GRACE
  • Revista Testemunhos do Futuro

    A Revista "Testemunhos do Futuro"reúne as visões sobre Responsabilidade Social de 9 personalidades emblemáticas da sociedade portuguesa.

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  • Guia do Voluntário - Voluntariado no contexto da atividade corporativa*

    Trata-se de uma publicação, em formato ebook, a ser personalizada pela empresa, com informação destinada aos seus colaboradores, que tem como objectivo facultar informação detalhada sobre o que se espera de um voluntário corporativo, quais os seus direitos e deveres.
    O guia pretende igualmente sensibilizar os colaboradores para o tema do Voluntariado Corporativo e servir de base a briefings de ações de voluntariado específicas da Empresa.

    * Os conteúdos deste guia são exclusivos a associados GRACE
  • Guia da Responsabilidade Social nas PME*

    Este Guia propõe-se a acompanhar os dirigentes das PME na definição do seu posicionamento e das áreas de atuação em matéria de responsabilidade social, com o intuito de potenciar os seus fatores diferenciadores e as vantagens competitivas para o seu negócio.

    É dirigido a Pequenas e Médias Empresas que pretendam a) dar os primeiros passos em matéria de responsabilidade social empresarial e integrar na sua atividade e no seu esforço de obtenção de lucro, preocupações sociais e ambientais, b) (re) organizar as suas práticas de responsabilidade social; c) explorar ferramentas que permitam a otimização da sua atuação em responsabilidade social, nomeadamente no que diz respeito à organização e estruturação das suas práticas, de forma integrada com o negócio.

    * Formato E-book das publicações GRACE são exclusivos a associados GRACE

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  • Guia Como mobilizar as empresas para Projetos Sociais *

    O GRACE desenvolveu a partir de 2008 uma parceria com o Programa K’CIDADE (da Fundação Aga Khan) para o território da Alta de Lisboa, no âmbito de um CLDS, Contrato Local de Desenvolvimento Social, com o intuito de contribuir para a capacitação da sociedade civil, nomeadamente das associações de base local e dos grupos informais.
    Inicialmente a intervenção do GRACE foi pautada por um maior envolvimento dos representantes da direção da GRACE em atividades ligadas ao movimento associativo do território e na participação de técnicos e dirigentes associativos em atividades do próprio GRACE.

    Da relação entre os parceiros e do contacto que se estabeleceu entre representantes de empresas e dirigentes associativos surgiram naturalmente muitas questões sobre o envolvimento do tecido empresarial na ação social, bem como o contrário. Neste sentido tornou-se evidente a necessidade de criar um ponto de encontro entre as empresas e as associações para que pudessem ser discutidas as questões basilares desta relação, muitas vezes frágil e de difícil compreensão por ambas as partes.
    Foi daqui que nasceu a ideia de desenvolver a ação de formação “Como mobilizar as empresas para projetos sociais?”.
    Desta formação e do estreitamento da relação das empresas com o movimento associativo, surgiram iniciativas como a realização do GIRO em 2010 (no qual foi possível requalificar 9 espaços de associações na Alta de Lisboa), o apoio de várias empresas a projetos de inovação social dos territórios (cerca de 20 empresas), uma maior proximidade das organizações da sociedade civil ao mundo empresarial e naturalmente a vontade por parte do GRACE e do K’CIDADE para alargar e replicar esta experiência noutros territórios.

    * Este guia só está disponível para formandos e formadores do projeto.
    Caso queira ser formador ou formando deste projeto, faça o download da ficha de inscrição aqui.

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  • Primeiros passos - Guia Prático para a Responsabilidade Social das Empresas

    Este guia pretende ser uma ferramenta para as empresas que procuram formas de integrar a responsabilidade social na cultura das suas empresas e das empresas onde trabalham. Deve ser entendido como uma fonte de ideias e não como um recurso definitivo para a empresa que se considera socialmente responsável ou pretende evoluir nesse sentido.
    Ao afirmarem a sua responsabilidade social e assumirem voluntariamente compromissos que vão para além dos requisitos reguladores convencionais a que, de qualquer forma, estariam sempre vinculadas, as empresas procuram elevar o grau de exigência das normas relacionais com o desenvolvimento social, a proteção ambiental e o respeito pelos direitos fundamentais e adotam uma governação aberta em que conciliam os interesses de diversas partes, numa abordagem global da qualidade e do desenvolvimento sustentável.
    Respeitar a lei em todos os seus aspetos é apenas um ponto de partida. Neste guia, encontrará uma extensa linha de programas, políticas e ideias sobre o processo de formação de uma empresa estrutura e respeitada pelos seus valores sociais, além de ações que têm por objetivo criar e proporcionar um ambiente de trabalho produtivo e participativo.

    Se pretender obter a versão em papel aceda ao site da Várzea da Rainha Impressores.
    Consulte o site: www.varzeadarainha.pt

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    2,99 MB

  • Estudo "Olhar para o futuro - Uma nova reflexão sobre responsabilidade social corporativa"

    Uma equipa de excelência constituída por 4 prestigiadas consultoras (Accenture, Heidrick & Struggles, KPMG e PwC) e a AESE - Escola de Direcção e Negócios analisou diversos relatórios de entidades especialistas na matéria e de casos práticos de sucesso no nosso país, cujo resultado culmina nesta edição.
    Este relatório conclusivo posiciona-se como ferramenta para o universo organizacional português, sempre que associem visão à capacidade de implementar uma política de responsabilidade social corporativa.

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  • Guia para a Promoção do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações no Contexto Empresarial

    De facto, o envelhecimento e o seu impacto ao nível social e económico, tornou-se um dos mais importantes desafios do século XXI, exigindo uma atuação concertada de todos os setores, em ordem a garantir a sustentabilidade dos sistemas de proteção social e, principalmente, de modo a salvaguardar a dignidade nas fases mais tardias da vida.
    O papel das empresas na sustentabilidade das comunidades onde se inserem é incontornável, bem como a sua importância como parceiros do Estado na criação de respostas e na alavancagem das estruturas de economia social.
    A proximidade, interdependência e proatividade das empresas nos domínios da solidariedade, da educação e do empoderamento das populações, justifica a sua intervenção nas áreas do envelhecimento e do diálogo intergeracional.

    Se pretender obter a versão em papel aceda ao site da Várzea da Rainha Impressores.
    Consulte o site: www.varzeadarainha.pt

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  • Economia Verde 2020: Desafios e Oportunidades para as Empresas

    Este manual é constituído por três entrevistas, 17 artigos de especialistas de renome e 36 casos práticos que ilustram a forma como as empresas associadas do GRACE gerem a sua relação com o ambiente. Este manual inclui, portanto, um conjunto de pistas de reflexão que visam, olhando para um passado recente, identificar os principais desafios e oportunidades com que o país e, particularmente, as empresas encontrarão num futuro próximo (horizonte 2020) em matérias ambientais.

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    Consulte o site: www.varzeadarainha.pt

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  • As Organizações, a diversidade e a inclusão

    É sobretudo numa época de crise económica mundial, geradora de desemprego que inevitavelmente se criam maiores situações de risco para discursos xenófobos e protecionistas como expressão populista de pretensa defesa dos interesses dos trabalhadores nacionais contra os estrangeiros.
    É nestas circunstâncias que, valores como a dignidade humana independentemente da nacionalidade da pessoa não podem ceder às crises. Antes pelo contrário, é nestes tempos que somos chamados a invocar com maior empenho os direitos humanos e a igualdade de direitos no quadro da Lei e da Constituição, independentemente da cor, origem étnica, religião, sexo, orientação sexual ou deficiência.

    Se pretender obter a versão em papel aceda ao site da Várzea da Rainha Impressores.
    Consulte o site: www.varzeadarainha.pt

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