A Saúde Mental começa em nós
“Não há saúde sem Saúde Mental”. Nesta declaração a Organização Mundial da Saúde reforça a importância de uma boa saúde mental, como parte integrante e fundamental da saúde global. E se a saúde é mais do que a ausência de doença, seguindo a mesma lógica, a saúde mental consubstancia um estado completo de bem-estar que permite catalisar capacidades, potencial, lidar com o stress quotidiano de forma adaptada, sermos produtivos e plenamente integrados na comunidade.
De acordo com a melhor evidência científica (OPP, 2022) uma boa condição psicológica é fundamental em todas as dimensões da nossa vida, influenciando positivamente a qualidade da mesma. Por outro lado, recorrer a ajuda especializada quando em presença de compromisso psicológico é fundamental. Não obstante, devemos ser agentes ativos na promoção da nossa saúde mental num continuum, desde logo através da adoção de comportamentos que possibilitem estarmos bem connosco e com os outros, prevenindo dificuldades e promovendo a resiliência.
Aqui ficam 5 dicas/sugestões para promover uma boa saúde mental:
- Adoção de um estilo de vida saudável: uma boa alimentação, exercício físico regular, e sono adequado são aliados de peso para a saúde como um todo.
- Investir em relações positivas: aquelas que impactam positivamente nas nossas emoções.
- Reservar tempo para cuidar de nós: o autocuidado ajuda a diminuir o stress e ansiedade e aumenta a energia, confiança e autoestima, tornando-nos menos vulneráveis diante de adversidades.
- Investir em literacia: muito do estigma associado à saúde mental prende-se com a ausência ou deficiência de informação. Adquirir conhecimento através de fontes fidedignas e com base em evidência científica é fundamental para melhorar a nossa literacia e cuidar melhor da nossa saúde mental.
- Reconhecer o momento de procurar ajuda: em situações mais críticas, poderá haver necessidade de recorrer a ajuda. Alguns sinais envolvem perda de interesse em atividades que nos costumam proporcionar satisfação, alterações do sono, da alimentação (perda ou aumento do apetite) ou um sentimento generalizado de estranheza que não conseguimos explicar.
Lançamos hoje uma nova rúbrica mensal sobre literacia em saúde. Acompanhe nas nossas redes sociais.