ACADEMIA GRACE

Concurso sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social 

 

A Academia GRACE é um dos pilares de atuação do Projeto Uni.Network, e tem como centro o desenvolvimento de projetos académicos (individuais ou de grupo) sobre Responsabilidade e Sustentabilidade ou temáticas conexas.

O objetivo é que cada aluno possa contactar com as temáticas em causa, ser inspirado por elas e, como parte do Prémio, ter uma experiência relevante neste âmbito, enriquecedora do seu percurso pessoal e profissional.

Caso seja representante de uma entidade académica, e pretenda aderir ao Projeto Uni.Network, deverá entrar em contacto com o GRACE, que enviará um protocolo base à entidade, para análise e discussão. A adesão ao projeto implica a celebração do protocolo entre as partes.

Caso seja aluno e tenha interesse em que a sua Entidade Académica realize uma ação específica relacionada com o projeto Uni.Network, deverá identificar o contacto funcional da sua Entidade responsável por projetos na área social ou departamento de apoio ao aluno/professor numa disciplina relacionada com o tema. O contacto funcional deverá entrar em contacto com o GRACE.

X EDIÇÃO ACADEMIA GRACE

No ano letivo 2023/2024, os alunos deverão dar resposta aos seguintes temas:

1. Últimos Anos de Vida Ativa do Colaborador

Na União Europeia, o envelhecimento populacional é particularmente problemático. Os dados mais recentes, indicam que a idade média é de 44,1 anos. Entre as nações europeias destaca-se Portugal, que se apresenta como o 3.º país mais envelhecido da União Europeia. Em 2021, a idade média dos portugueses situou-se nos 45,8 anos, apenas inferior à média etária registada em Itália e na Alemanha.

Ao analisar os diferentes grupos etários da população portuguesa verificamos que a população com uma idade igual ou superior a 65 anos representa aproximadamente 25% do seu total. No sentido oposto, o grupo etário dos 0 aos 14 anos representa aproximadamente 13%. A tendência não se inverterá tão cedo se tivermos em conta que a taxa de natalidade de Portugal é a 4.ª mais baixa da Europa com 1,40 nascimentos por mulher. Segundo as estatísticas, Portugal perdeu mais de 200 mil habitantes nos últimos dez anos com projeções a preverem que em 2070 a população será de apenas 8 milhões e que 35% terá mais de 65 anos.

Com estes dados, os impactos no mercado de trabalho são notórios. Em 2019, 50% das pessoas em situação de desemprego, inscritas no IEFP, tinham 45 ou mais anos e encontravam dificuldades assinaláveis em regressar à vida ativa. O envelhecimento da população significa também que o período de vida ativa do colaborador é cada vez mais longo, perspetivando-se que, no futuro, a idade da reforma possa vir a prolongar-se.

Assim, tendo em conta o envelhecimento da população associado ao aumento da esperança média de vida, e, consequentemente, o prolongamento da vida ativa dos colaboradores, apresente uma proposta, em formato de projeto, de como as empresas podem potenciar a utilidade do talento sénior em benefício dessas próprias empresas e dos colaboradores juniores, designadamente, entre outros, aproveitando os seus conhecimentos técnicos e de liderança, e a sua experiência profissional, pessoal e familiar, tendo presente o contexto atual em que se perfilam desafios acrescidos associados às expetativas pessoais e profissionais das novas gerações, onde – perante o status quo “do emprego para a vida” – parecem agora coexistir realidades tão distintas como maior mobilidade profissional e mais formação ao longo da vida, a permanente necessidade de conectividade às redes sociais, a digitalização dos processos, o teletrabalho e o regime híbrido, a crescente consciencialização sobre os temas da sustentabilidade, a alteração dos perfis de consumo (e-commerce, uberização, car-sharing), e salários disponíveis mais baixos face à geração precedente.

2. Transformação Digital

A transformação digital consiste num processo de inovação na forma como as organizações operam o seu negócio, comunicam e interagem com os clientes. Implica uma rotura com procedimentos mais tradicionais e uma transição para uma cultura digital. A transformação digital não é linear nem igual para todas as empresas. É, na verdade, um processo complexo que obriga as organizações a repensarem o modo como desenvolvem os seus negócios e como a integração da tecnologia e de ferramentas digitais pode contribuir para o seu crescimento. Por outras palavras, a transformação digital combina o crescimento dos processos operacionais com a utilização da tecnologia para que estes se tornem mais eficientes e estratégicos.

 

A transformação digital desempenhará um papel fundamental nos processos principais das empresas, nomeadamente na área financeira, comercial, de recursos humanos e produção. A adoção de soluções adequadas e eficazes permite às empresas transformar processos manuais e morosos e automatizar áreas-chave. A transformação digital nas empresas oferece processos internos mais eficientes e flexíveis, com capacidade para acompanharem o crescimento do negócio. Os dados e o nível de análise no centro de uma estratégia de transformação digital permitem que os negócios aproveitem o big data. As empresas têm hoje acesso a volumes de dados maiores do que nunca, em grande parte devido à IoT (Internet of Things). Com o conjunto certo de ferramentas analíticas, esses dados podem ser convertidos em tendências de negócio e utilizados para importantes tomadas de decisão.

Estes avanços tecnológicos no mercado de trabalho exigem uma rápida adaptação por parte das organizações e dos seus colaboradores. Estima-se que quando a automatização do trabalho explodir no final da próxima década, é possível que mais de 400 milhões de pessoas fiquem sem trabalho devido à falta de competências.

Assim, e considerando o impacto da transformação digital nas empresas e nos seus colaboradores, apresente uma proposta, em formato de projeto, de como as empresas (uma empresa, um setor, etc., a nível nacional) podem e devem lidar com o desenvolvimento tecnológico, sobretudo no que diz respeito ao aumento de competências por parte dos seus colaboradores.

ESTRUTURA DO CONCURSO

  • A elaboração pelos alunos, individualmente ou em grupo (máx. 4 pessoas), de um trabalho académico sobre o(s) tema(s) definido(s) anualmente pela Direção do GRACE.
  • A avaliação dos trabalhos por um Júri que integrará elementos designados pelo GRACE, e que atribuirá os seguintes prémios:
    1. Prémio Academia GRACE
    2. Prémio Ideia
    3. Prémio Ação
    4. Prémio Impacto
  • ​Estes serão atribuídos de acordo com os seguintes critérios:
    1. Pertinência da abordagem
    2. Originalidade
    3. Aplicabilidade
    4. Impacto na comunidade
    5. Impacto interno
    6. Replicabilidade
  • A distinção dos alunos autores dos melhores trabalhos académicos apresentados, com uma apresentação pitch em Cerimónia dos grupos vencedores, bem como a divulgação dos mesmos junto dos Associados do GRACE.

​Concurso exclusivo a alunos de entidades académicas protocoladas com o Projeto Uni.Network.

RECURSOS

Informação adicional útil

IX EDIÇÃO DA ACADEMIA GRACE

VIII EDIÇÃO DA ACADEMIA GRACE

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL