“O GRACE tem como missão apoiar os Associados na sua jornada de sustentabilidade”, Marta Bastos dos Santos

“O GRACE tem como missão apoiar os Associados na sua jornada de sustentabilidade”, Marta Bastos dos Santos

 Já está disponível o segundo episódio do podcast Heróis PME.

O segundo episódio do Podcast Heróis PME, iniciativa da Yunit Consulting, teve como tema a Sustentabilidade e debateu a forma como as empresas portuguesas a implementam.

No segundo episódio participaram Inês Santos, Head of Sustainability da Forteams LAB, Carlos Gonçalves, Chief Executive Officer of Dream and Instability na Casa Mendes Gonçalves, Marta Bastos dos Santos, membro da Direção do GRACE em representação da EDP e Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting e responsável pelo projeto Heróis PME.

Para Bernardo Maciel, o principal intuito dos Prémios Heróis PME é “destacar o percurso das empresas” e seria impossível não criar a categoria da Sustentabilidade: “a sustentabilidade está na ordem do dia já há algum tempo e era importante destacar, não por uma questão de tendência nem de moda, mas, sobretudo, porque sonhámos para a génese dos próprios prémios Heróis PME dar visibilidade a histórias de sucesso, de empresas para as quais vale a pena olhar e que podem servir de inspiração para outras que estão a começar. O tema da sustentabilidade segue a mesma lógica, ou seja, poder trazer para aqui algumas iniciativas que vão sendo feitas nas empresas portuguesas e que possam servir de exemplo e de barómetro para outras”.

Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting
Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting

Marta Bastos dos Santos, do Grace, parceiro desta sexta edição dos Heróis PME para a área de ESG e Sustentabilidade, refere que o Grace tem como missão apoiar os associados na sua jornada de sustentabilidade. Com mais de 330 associados de várias dimensões e de vários setores de atividade, garante que o ESG tem de ser pensado em todas as suas valências e não apenas numa delas e que, por isso, “fez todo o sentido dar enfoque a esta categoria”. Marta acrescenta ainda que as questões relacionadas com a sustentabilidade se tornam cada vez mais centrais nas empresas, sejam elas de grande, média ou pequena dimensão: “as empresas estão cada vez mais cientes de que é um fator também de competitividade. Além de fazer parte do negócio, a sustentabilidade assume-se como estratégia. Cada vez mais as empresas estão a fazer este caminho. A sustentabilidade é sermos duradouros e acho que cada vez mais as empresas percebem que o propósito e o lucro podem andar de mãos dadas”.

Marta Bastos dos Santos, membro da Direção do GRACE em representação da EDP
Marta Bastos dos Santos, membro da Direção do GRACE em representação da EDP

A Forteams LAB venceu na categoria Sustentabilidade na quinta edição do Prémio Heróis PME e Inês Santos confessa que a distinção foi muito interessante. “Acreditamos que é um prémio que atravessa toda a organização. A Forteams ganhou sete prémios relacionados com a sustentabilidade nos últimos dois anos mas este prémio em particular, pela forma como está desenhado, é um prémio de categoria muito mais abrangente e sentíamos que nos faltava um prémio deste calibre e ainda bem que o conseguimos ganhar no ano passado.” Inês Santos revela ainda que a Forteams LAB continua a apostar nos projetos de economia circular e salienta um projeto concreto, desenvolvido em parceria com uma empresa francesa: “O que fazemos é recolher as t-shirts dos clubes que são restos de produção dos anos anteriores ou que não são vendidos nas lojas e reaproveitamos para fazer bolsas de computador, malas, bonés e etc, ou seja, com a mesma matéria-prima fazemos uma série de coisas, novos produtos”.

Inês Santos, Head of Sustainability, Forteams LAB (vencedor da categoria Sustentabilidade 5ª edição HPME)
Inês Santos, Head of Sustainability, Forteams LAB (vencedor da categoria Sustentabilidade na 5ª edição dos Heróis PME)

Carlos Gonçalves também destaca a importância que o prémio teve para a Casa Mendes Gonçalves. “A sustentabilidade, para nós, ou é ou é. Já há bastante tempo que o fazemos na nossa área e, este ano, e com muito orgulho no trabalho dos nossos colegas, vamos apresentar um relatório único, que simboliza a maneira como olhamos para a sustentabilidade. É o nosso fio condutor e, se não o fizermos, não estaremos cá no futuro”. O projeto Vila Feliz Cidade é um exemplo dessa aposta na sustentabilidade, visando criar “modelos de negócio rentáveis, produzindo alimentos e regenerando o terreno, não usando e desgastando”.

Carlos Gonçalves, Chief Executive Officer of Dream and Instability na Casa Mendes Gonçalves (vencedor da categoria Sustentabilidade NA 4ª edição DOS HERÓIS PME)
Carlos Gonçalves, Chief Executive Officer of Dream and Instability na Casa Mendes Gonçalves (vencedor da categoria Sustentabilidade NA 4ª edição DOS HERÓIS PME)

 

Clique aqui para ouvir no Spotify

Clique aqui para ouvir no Apple Podcasts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *