O Guia para a Inclusão já está disponível
Foi lançada hoje, online, a publicação A integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um guia para a inclusão, resultante de uma parceria entre o GRACE | Empresas Responsáveis e a Área Metropolitana do Porto (AMP).
A entrada em vigor da Lei das Quotas trouxe profundas transformações no setor privado, pelo que este Guia pretende ser um recurso útil para municípios e empresas nesta caminhada para integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, de uma forma verdadeiramente inclusiva e bem sucedida para todas as partes envolvidas.
Além do Guia, foram lançadas também duas fichas: Enquadramento Concetual e Enquadramento legal. (Mais fichas serão lançadas brevemente e disponibilizadas online no site do GRACE)
A abertura ficou a cargo de Margarida Couto, Presidente do GRACE, que reforçou a relação de proximidade de vários anos entre o GRACE e a AMP, marcando o lançamento de hoje uma caminhada de sensibilização e capacitação, num tema que se tornou (ainda) mais crítico colocar na agenda das empresas, devido ao agravamento das desigualdades que a pandemia está a provocar.
Segundo Margarida Couto, os desafios estão identificados, como a elevada taxa de desemprego de pessoas com deficiência; preconceitos e receios na contratação e integração; e pouca visibilidade de exemplos de sucesso, e poucos recursos práticos para apoiar as organizações nesta jornada. É imperativo que o cenário mude. A “Lei das Quotas”, que abarca o setor privado, pode e deve constituir uma alavanca para as empresas aprofundarem o seu papel na Sociedade. E este Guia, recheado de informação, orientações e sugestões/ dicas, será igualmente útil para qualquer organização que queira agarrar o desafio de contribuir para esta mudança.
Antes da apresentação da estrutura e conteúdos do Guia, Fernando Leite, membro da Direção do GRACE em representação da Lipor, e Miguel Neiva, Criador do Associado ColorADD, focaram a importância da inclusão e partilharam boas práticas nesta área.
A iniciativa terminou com a intervenção de Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente do Conselho Metropolitano do Porto, que reiterou a área da Deficiência como um eixo prioritário de intervenção na AMP, estando para tal a desenvolver instrumentos e parcerias para encontrar respostas inovadoras e eficazes, nomeadamente, no acesso e integração no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.
Com a ambição no cumprimento da agenda 2030 das Nações Unidas (nomeadamente os ODS 8, 10 e 17), cabe às autarquias garantir o exercício dos direitos das pessoas com deficiência na comunidade, servindo de exemplo na adoção de políticas e práticas inclusivas, nos domínios da empregabilidade, acessibilidade, igualdade e proteção social.
Esta parceria traduz, sem dúvida, este desígnio de compromisso e de mudança no modo de pensar e definir modelos mais inclusivos na gestão das equipas internas das organizações.
O Guia está disponível aqui e as Fichas inclusivas podem ser acedidas aqui e aqui.
O Vídeo do Guia pode ser visto aqui.