GRACE e SCML promovem workshop de recrutamento inclusivo para empresas
O GRACE – Empresas Responsáveis, em parceria com a SCML, promoveu online o workshop para empresas “Como recrutar e integrar pessoas com deficiência”, que teve lotação esgotada.
Dirigido a profissionais de recrutamento, RH, responsabilidade social e interna, o evento contou com a participação de vários oradores, em que o tema foi abordado de várias perspetivas: o problema e a visão social, o que diz a lei, o papel das empresas e a partilha de testemunhos diretos de quem trabalha o tema diariamente.
A abertura esteve a cargo de Sérgio Cintra, Administrador Executivo da SCML, que referiu que é dever de todos educar e promover a igualdade de oportunidades e também a valorização do talento e competências das pessoas com deficiência. Às empresas pede-se maior sensibilização, mobilização e incentivo na integração de pessoas com deficiência. Ainda com o contributo da SCML, Vanda Miguel apresentou o contexto e as principais problemáticas, o estado da arte e como estamos perante um novo paradigma, num momento para a compreensão de conceitos e desconstrução de preconceitos.
Foi ainda abordado o enquadramento legal, apresentado por Mariana Paiva em representação do Associado PLMJ, que conseguiu esclarecer dúvidas dos participantes e deixar uma mensagem de esperança para o futuro, em que o caminho das empresas responsáveis é ir mais além do papel que a lei define.
Nathalie Ballan, membro da Direção do GRACE em representação da Sair da Casca, mencionou a importância de as empresas refletirem a diversidade da sociedade na sua organização e apresentou o Toolkit para empresas “Como recrutar e integrar Pessoas com Deficiência”, publicação que pretende também inspirar e incentivar, passo a passo, a construção de programas de emprego inclusivo eficazes, com resultados sustentáveis. Dividido por fases, o Toolkit aborda desde a preparação da ação, passando pelo recrutamento e seleção, o momento de acolhimento e integração, até à fase do estabelecimento de relações duradouras.
Para falar da nova resposta da SCML dedicada à Empregabilidade de pessoas com deficiência esteve Vanda Nunes, Diretora da VALOR T – Talento e Transformação que apresentou como um projeto agregador de Parceiros que, juntos, possam contribuir para garantir a candidatos e empresas, de todo o país, um acompanhamento de proximidade no processo de recrutamento, colocação e pós colocação, visando assim a plena integração no mercado de trabalho. Mais referiu que a Valor T, como Plataforma de Empregabilidade, será, muito em breve, lançada publicamente.
O workshop contou ainda com o testemunho de Miguel Fernandes Homem, responsável de RH do Associado Auchan, num momento de partilha de experiência em que os participantes tiveram oportunidade de esclarecer questões, partilhar dúvidas e boas-práticas. Deixou ainda algumas recomendações de práticas inclusivas para as empresas, destacando o trabalho colaborativo com instituições especialistas e em proximidade geográfica de forma a ganhar conhecimento sobre o tema; a importância de estabelecer modelos de tutoria, recrutar as pessoas pelas competências e motivação para a função, e ter a capacidade de dar tempo à adaptação de cada pessoa.
Face à procura e sucesso do workshop, em breve, será anunciado uma segunda edição.