GRACE: empresas são fundamentais para aumentar Literacia em Saúde
O Cluster Saúde do GRACE – Empresas Responsáveis redigiu um position paper sobre “Promoção e prevenção em saúde nas empresas e comunidade”, mostrando que “para além dos impactos observados na qualidade de vida e longevidade da população em geral, uma deficiente literacia em saúde tem um impacto nefasto no funcionamento e rentabilidade de uma empresa.”
Nesse sentido, e num contexto pós-pandémico, o GRACE tem-se posicionado como um facilitador para que as empresas possam aumentar o nível de literacia em saúde dos seus colaboradores. Exemplo disso é o destaque dado ao tema do bem-estar e da saúde mental em contexto laboral, que levou também à elaboração do Toolkit ““Saúde Mental em Contexto Laboral”.
O GRACE acredita que, através de ferramentas como essa, contribui para a implementação, ou o aprofundamento, de procedimentos que geram um ambiente corporativo mais saudável, com colaboradores mais felizes e mais produtivos.
Como em tantas outras matérias, também em literacia em saúde, o papel das empresas é fundamental. A promoção de sessões temáticas, a criação de programas de sensibilização junto dos colaboradores e famílias, a dinamização de ações de consciencialização sobre alimentação, hábitos saudáveis, saúde mental, são alguns exemplos do que cada organização pode fazer e para as quais o GRACE se encontra disponível para ajudar a concretizar.
Pode consultar, aqui, o paper “Promoção e prevenção em saúde nas empresas e comunidade”.