GRACE lança Cluster Regional nos Açores
O GRACE – Empresas responsáveis acaba de lançar o Cluster Açores – um grupo de trabalho, composto por empresas com atuação e relevância na região. Estes Associados, unem-se com uma missão comum: promover a afirmação das entidades regionais e de relevante atuação no território dos Açores como players incontornáveis de um tecido empresarial regional mais sustentável.
Este grupo de trabalho arranca com uma missão muito clara de apoiar as empresas regionais na sua trajetória de sustentabilidade, em cinco pilares: Sensibilizar/ disseminar conhecimento sobre os temas prioritários na agenda de Sustentabilidade com o objetivo de gerar outputs úteis para o ecossistema empresarial, dinamizar iniciativas para partilha de boas práticas e de interação entre empresas Regionais com os diversos stakeholders, estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas relevantes, para o desenvolvimento de determinadas iniciativas, criar awareness sobre temas prioritários na agenda da Sustentabilidade nos Açores, incluindo a implementação dos ODS, e realizar eventos / webinars sobre os vários temas ESG.
“É com muito orgulho e entusiasmo que lançamos o Cluster GRACE nos Açores. O GRACE tem na sua génese a missão de tornar as práticas mais sustentáveis um fator incontornável das políticas corporativas no nosso país e este é, sem dúvida, mais um passo para esse propósito. Com a ajuda de todos e de todas as entidades envolvidas tenho a certeza de que vamos conseguir impactar a comunidade sobre temas tão urgentes como a Sustentabilidade”, referiu Margarida Couto, Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis, em representação da VdA.
O Cluster GRACE Açores tem como empresas coordenadoras a Bel Portugal, o Grupo Sousa e o Grupo SATA, sendo composto na sua fundação pelas empresas e entidades Alberto Oculista, Dupladp Açores, Finançor, FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Grupo EDA, IlhaPeixe, MUSAMI, NovoBanco dos Açores, Sustain Azores e Trivalor.
Entre outras iniciativas já agendadas para 2023, destacam-se: o evento “À conversa sobre sustentabilidade”, que se realizará no dia 16 de janeiro, na Universidade dos Açores, coorganizado pela SATA e EDP, o projeto piloto “Famílias GRACE” 2023-2025, que visa retirar famílias do ciclo de pobreza através da educação dos jovens; uma conferência sobre temas ESG (Environmental, Social and Governance), agendada para março de 2023; sessões de capacitação ESG (a realizar em Abril e Outubro), com o propósito de contribuir para a capacitação do tecido empresarial regional em questões como a Economia Circular ou a Saúde Mental em contexto laboral, entre outros; e uma Jornada de Sustentabilidade, a realizar na última semana de setembro.
Adesão da Universidade dos Açores ao Uni.Network
Durante a cerimónia decorreu também a assinatura do Protocolo de Adesão da Universidade dos Açores ao Programa Uni.Network, um projeto da responsabilidade do GRACE e que tem como objetivo, além de fomentar uma maior ligação do mundo académico ao setor empresarial, a “sensibilização e formação” da comunidade universitária para as boas práticas na área da Responsabilidade Social e do Empreendedorismo Social.
Susana Mira Leal, Reitora da Universidade dos Açores, afirmou que “os desafios da atualidade demandam uma interligação crescente entre as empresas, independentemente da sua área de atuação, e o mundo académico. Uma atuação conjunta trará certamente melhores resultados para todos e o programa UniNetwork do GRACE é mais um passo nessa direção, ao qual apraz à Universidade dos Açores associar-se”.