“Nenhum dos ODS é atingido sem as empresas”
Margarida Couto, Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis, em representação da VdA, participou da mesa redonda sobre “O universo dos atores da Cooperação para o Desenvolvimento”, a propósito da apresentação pública da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030, dia 12 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A Presidente do GRACE elogiou a importância que a Igualdade de Género assume nesta nova estratégia, referindo que “metade da população é feminina e uma sociedade que prescinda ou não capacite 50% do seu pool de talento é uma sociedade pouco funcional”.
“Na perspetiva das empresas, o que gostava mais de ver aqui é o envolvimento das empresas. Porque acredito muito que nada disto se faz sem as empresas, as parcerias entre as empresas e as ONGS, as parcerias entre as empresas e os governos locais, são tudo parcerias em que 1 + 1 é sempre superior a 2.
As empresas, hoje, mais do que nunca, sentem-se convocadas para esta agenda [2030 das Nações Unidas] e sentem que têm de dar o seu contributo para os ODS em geral, mas também em ligação aos PALOP e a Timor até porque muitas empresas portuguesas têm operações nesses países”, disse.
Margarida Couto sublinhou ainda que continua a “acreditar que nenhum dos ODS, seja em que país for, é atingido sem as empresas, porque todos eles pressupõem inovação” e que são organizações como o GRACE que podem ajudar na ponte entre empresas e ONGs, encurtando a distância entre a linguagem de umas e de outras.
A jornalista Bárbara Reis, moderou esta mesa redonda, onde participaram ainda Mónica Ferro, Diretora do Escritório de Genebra do Fundo das Nações Unidas para a População, Raquel Freitas, Professora Auxiliar Convidada do departamento de Sociologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Ana Patrícia Fonseca, Presidente da Direção da Plataforma Portuguesa das ONGD e António Perez Metelo, Presidente da Direção da Helpo ONGD.
A Sessão pública de apresentação da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030, está disponível no YouTube.