Terramoto Turquia / Síria | Como Ajudar
Desde segunda-feira, após o sismo que afetou a Turquia e a Síria, o GRACE – Empresas Responsáveis tem estado em contacto com as organizações parceiras para obter informação sobre como podemos todos, individualmente ou enquanto instituição, ajudar as vítimas deste desastre.
Juntámos abaixo todas as informações para apoiar quem está no terreno.
A trabalhar com a organização Syria Relief & Development, que atua diretamente junto das vítimas do sismo, cujas consequências são devastadoras.
Fazer donativo
ACNUR
No terreno com artigos de emergência incluindo tendas, cobertores, e artigos de higiene. O seu donativo vai fornecer ajuda de emergência às pessoas afetadas.
Fazer donativo
CRUZ VERMELHA PORTUGUESA
Vai responder às necessidades prementes das populações afetadas pelo sismo que atingiu a Turquia e a Síria: água, saneamento, alimentos, assistência médica e abrigo.
Fazer donativo
CÁRITAS
As equipas da Cáritas estão já no terreno, em articulação com entidades locais, para dar uma resposta rápida e em segurança aos sobreviventes e desalojados.
Fazer donativo
UNICEF
Equipas centradas no apoio às buscas e salvamento, assim como em assegurar: acesso a água potável e saneamento, material médico, protecção infantil, nutrição, abrigos (tendas) e agasalhos.
Fazer donativo
ALDEIAS DE CRIANÇAS SOS
Estão a organizar uma angariação de fundos a nível internacional, não só para ajudar as Aldeias de Crianças na Síria, mas dar todo o apoio a milhares de crianças e jovens afetadas por esta catástrofe.
Médicos Sem Fronteiras
A Médicos Sem Fronteiras, que já presta apoio à população no Noroeste da Síria, mobilizou a sua equipa juntamente com parceiros locais para responder às necessidades em crescendo na região.
Fazer donativo
Anúncio da Embaixada da Turquia sobre ajuda em géneros para pessoas afetadas pelo terremoto
Para quem optar por fazer uma doação em géneros, a Embaixada da Turquia tem disponível no site uma lista de bens de maior necessidade.
Os donativos podem ser entregues na Embaixada de Turquia em Lisboa, até 15 de fevereiro, ou no Porto, articulando com Zeynep Koca, Docente da Universidade do Porto, cujos contactos foram também disponibilizados.