Turismo Sustentável – “uma força do bem”
No passado dia 26 de outubro, o GRACE – Empresas Responsáveis promoveu a National Roundtable “Sustainable Tourism” , inserida na SDG Summit, promovida pelo CSR Europe.
As boas-vindas ficaram a cargo de Margarida Couto, Presidente do GRACE, que realçou o enorme peso do setor turístico no mercado nacional, tendo representado 9% do PIB em 2019. O Secretário-Geral das Nações Unidas, António, Guterres apelidou o Turismo uma “Força do bem”, pois celebra o a humanidade, ligando pessoas e culturas.
Sendo este um dos setores mais afetados pela atual situação de pandemia, como poderemos recuperar de forma sustentável? Foi o mote para Cristina Siza Vieira, CEO da AHP (Associação de Hotelaria de Portugal), moderar o debate com Marta Castelão Costa, Responsável pelo Programa de Sustentabilidade do Associado Grupo Pestana Pousadas de Portugal, Eric Schumann, General Manager do Galo Resort Hotels, e Elmar Derkitsch, General Manager do Lisbon Marriott Hotel.
Durante uma hora de partilha de iniciativas, projetos, desafios e oportunidades, foram várias as conclusões. A sustentabilidade é “A” estratégia e as organizações que não perceberem isso depressa deixarão de ser prósperas. A pandemia pode constituir uma oportunidade de repensar a atividade e garantir que o build back é feito de forma mais sustentável e originar experiências mais positivas. O facto de o “novo consumidor/turista” estar disposto a pagar mais por respostas sustentáveis deve ser encarado como um fator de competitividade, numa realidade em que fundos comunitários serão disponibilizados a projetos alinhados com o European Green Deal. Ficou também claro que “social is the new green”, ou seja, a sustentabilidade não pode ser apenas trabalhada do lado do Planeta mas também das Pessoas – os colaboradores e as comunidades devem estar no foco da estratégia.
Após efetuar o seu registo, pode (re)ver esta National Roundtable aqui