Revolution Slider Error: Slider with alias template not found.
Maybe you mean: 'slide-GRAACE' or 'slider-2' or 'academia' or 'igualdade de género' or 'cidadania-e-voluntariado' or 'agua'

ACADEMIA GRACE

Concurso sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social 

 

A Academia GRACE é um dos pilares de atuação do Projeto Uni.Network, e tem como centro o desenvolvimento de projetos académicos (individuais ou de grupo) sobre Responsabilidade e Sustentabilidade ou temáticas conexas.

O objetivo é que cada aluno possa contactar com as temáticas em causa, ser inspirado por elas e, como parte do Prémio, ter uma experiência relevante neste âmbito, enriquecedora do seu percurso pessoal e profissional.

Caso seja representante de uma entidade académica, e pretenda aderir ao Projeto Uni.Network, deverá entrar em contacto com o GRACE, que enviará um protocolo base à entidade, para análise e discussão. A adesão ao projeto implica a celebração do protocolo entre as partes.

Caso seja aluno e tenha interesse em que a sua Entidade Académica realize uma ação específica relacionada com o projeto Uni.Network, deverá identificar o contacto funcional da sua Entidade responsável por projetos na área social ou departamento de apoio ao aluno/professor numa disciplina relacionada com o tema. O contacto funcional deverá entrar em contacto com o GRACE.

IX EDIÇÃO ACADEMIA GRACE

No ano letivo 2022/2023, os alunos deverão dar resposta ao seguinte tema:

  1. O Papel das Empresas no Combate à Pobreza

De acordo com o Relatório “Pobreza e Exclusão Social em Portugal” (2022) existiu, em 2021, um aumento do risco de pobreza ou de exclusão social de 12% face ao inquérito anterior, o que corresponde a mais 256 mil pessoas. Este terá sido, provavelmente, o maior aumento anual do risco de pobreza ou exclusão social verificado em Portugal desde 2005.

Paralelamente, e apesar de crise pandémica ter sido uma crise mundial e de quase todos os países da União Europeia terem passado por processos de confinamento, o aumento do risco de pobreza ou exclusão social entre 2020 e 2021 em Portugal (12%) foi comparativamente mais elevado que os restantes países da UE.

O forte impacto da pandemia observado nas condições de vida e rendimento em Portugal deve ser por isso visto como um alerta, um barómetro para o impacto que o atual contexto da guerra na Ucrânia e do aumento dos preços de bens e serviços tem e continuará a ter na redução do poder de compra e condições e vida em Portugal que se perspetiva em 2022 e 2023.

Assim, tendo em conta o atual estado de pobreza a nível nacional apresente uma proposta, em formato de projeto, de como as empresas (uma empresa, um setor, etc., a nível nacional) podem ter um papel ativo no combate à pobreza.

ESTRUTURA DO CONCURSO

  • A elaboração pelos alunos, individualmente ou em grupo (máx. 4 pessoas), de um trabalho académico sobre o(s) tema(s) definido(s) anualmente pela Direção do GRACE.
  • A avaliação dos trabalhos por um Júri que integrará elementos designados pelo GRACE, e que atribuirá os seguintes prémios:
    1. Prémio Academia GRACE
    2. Prémio Ideia
    3. Prémio Ação
    4. Prémio Impacto
  • ​Estes serão atribuídos de acordo com os seguintes critérios:
    1. Pertinência da abordagem
    2. Originalidade
    3. Aplicabilidade
    4. Impacto na comunidade
    5. Impacto interno
    6. Replicabilidade
  • A distinção dos alunos autores dos melhores trabalhos académicos apresentados, com uma apresentação pitch em Cerimónia dos grupos vencedores, bem como a divulgação dos mesmos junto dos Associados do GRACE.

​Concurso exclusivo a alunos de entidades académicas protocoladas com o Projeto Uni.Network.

RECURSOS

Informação adicional útil

VIII EDIÇÃO DA ACADEMIA GRACE

V EDIÇÃO VENCEDORES

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL