Consigne 0,5% do seu IRS – Um futuro melhor para todos
Com o agravar das desigualdades sociais, consequência da pandemia que vivemos, o papel das Entidades de Economia Social ganhou maior relevância e é responsabilidade de todos nós não deixar ninguém para trás. Com a Consignação de IRS e, sem qualquer acréscimo de custos, podemos ajudar as organizações sociais próximas que precisam do nosso apoio mais do que nunca.
Assim, como é já habitual, o GRACE – Empresas Responsáveis volta a promover uma campanha de sensibilização, reforçando a importância de entregar a uma entidade de economia social 0,5% do IRS , que iria diretamente para o Estado. No Hub GRACE estão disponíveis todos os materiais para que também os nossos Associados possam juntar-se na divulgação da iniciativa.
O que é?
A consignação do IRS permite a cada cidadão doar uma parte do imposto que paga (depois de descontadas as deduções à coleta), através do IRS, a uma instituição de solidariedade social, em vez de o entregar, na totalidade, ao Estado.
Assim, de uma lista de entidades beneficiárias disponibilizada pela AT, pode escolher a que pretende apoiar, sem quaisquer custos para si (ou seja, caso tenha lugar a reembolso não recebe menos por doar e se tiver que pagar imposto adicional, não paga mais por isso).
Que entidades pode apoiar?
- Instituições religiosas;
- Instituições particulares de solidariedade social;
- Pessoas coletivas de utilidade pública de fins ambientais;
- Instituições culturais com estatuto de utilidade pública.
Como se faz?
A consignação do IRS é feita durante o período de entrega da declaração de forma muito simples.
A seleção da entidade pode ser efetuada no IRS Automático ou na declaração de rendimentos (Modelo 3, folha de rosto, quadro 11), sendo sempre necessário indicar:
- o tipo de entidade que pretende apoiar
- o NIF da entidade
- o tipo de consignação: “IRS” ou “IVA” ou as duas
No caso do IRS Automático, a consignação é efetuada na área “Pré liquidação”.
A lista de entidades autorizadas a beneficiar de consignação está disponível no Portal das Finanças.
Agradecemos uma vez mais o apoio dos Associados Call to Action, Fundação PHC, Grafe e Sair da Casca.