Assembleia Geral Eletiva de 2024

A 16 de abril, o GRACE – Empresas Responsáveis, realizou a primeira Assembleia Geral de 2024, uma Assembleia especial, por significar o término do mandato da atual Direção e onde foram eleitos os novos Órgãos Sociais do GRACE, com Isabel Barros, em representação da Sonae SGPS, a assumir a Presidência. Mariana Ribeiro Ferreira, em representação da CUF, Pedro Amaral Frazão, em representação do Grupo Sousa, e Fernando Leite, em representação da Lipor, asseguram a Vice-Presidência.

O evento decorreu na AESE, em Lisboa, na FEP – Faculdade de Economia da Universidade do Porto, no Porto, e tendo ainda a possibilidade de participação online.
No total, presencialmente e online, nesta Assembleia Geral contámos com a participação de 224 Associados.

A Assembleia Geral, presidida por Rui Pedroto, em representação da Fundação Manuel António da Mota, apresentou os pontos de agenda:

Ponto 1: Apresentação e aprovação do Relatório de Gestão e Contas de 2023;

Ponto 2: Eleição dos membros da respetiva Mesa da Assembleia Geral, da Direção e do Conselho Fiscal para o triénio 2024/2026;

Ponto 3: Outros assuntos de interesse

Margarida Couto, Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis, em representação da Vieira de Almeida & Associados, apresentou o Relatório de Gestão e Contas de 2023, mas antes de destacar os grandes números e iniciativas realizados em 2023, fez um balanço do mandato que agora termina, congratulando-se pelo facto do GRACE já ter chegado aos 330 Associados.

Paula Miranda, Tesoureira em representação da Synthomer, apresentou as demonstrações financeiras, Pedro Lisboa Nunes, em representação da Grant Thornton, partilhou os principais detalhes sobre o curso da auditoria, informando que o Relatório da Auditoria já se encontra emitido, e, por fim, Rosalina Tanganho, em representação da Tabaqueira, partilhou algumas notas que se evidenciam no Parecer do Conselho Fiscal.

Rui Pedroto, Presidente da Mesa da Assembleia Geral submeteu o documento à votação dos Associados participantes, tendo sido aprovado por unanimidade.

Margarida Couto apresentou, de seguida, a Lista candidata aos Órgãos Sociais do GRACE, que foi aprovada pela unanimidade dos Associados. Isabel Barros é, assim, eleita a nova Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis.

Na sua primeira declaração como presidente eleita, Isabel Barros expressou a sua gratidão pela confiança depositada na nova Direção pelos Associados do GRACE. Destacou o seu compromisso em trabalhar em estreita colaboração com toda a equipa diretiva e associados, para promover a missão do GRACE e alcançar resultados significativos no triénio 2024-2026. Expressou, ainda, a sua profunda gratidão à, agora, Presidente cessante, Margarida Couto, pelo seu dedicado serviço e liderança durante o seu mandato. Os seus esforços foram fundamentais para o crescimento e sucesso do GRACE, e o seu legado será lembrado com apreço – nas suas palavras “Este mandato que termina agora, é um mandato que transformou o GRACE de uma forma profunda. Transformou o GRACE na forma como se relacionou com as empesas, com a Academia e com o Terceiro Setor. A minha primeira palavra é uma palavra de reconhecimento para a Direção e um sincero agradecimento à Margarida Couto.”

Destacamos ainda, a intervenção de Conceição Zagalo, Presidente do Conselho Consultivo e ex-Presidente do GRACE, em seu nome e de João Reis, também, ex-Presidente do GRACE, elogiando a Direção agora cessante, na pessoa de Margarida Couto, propondo um Voto de Louvor à mesma, aprovado por unanimidade por todos os Associados presentes.

No último ponto de agenda, Teresa Cardoso de Menezes, Vogal da Direção do GRACE em representação da Informa D&B, apresentou a caracterização das empresas que compõem a massa Associativa do GRACE até dezembro de 2023, com principal destaque para o score ESG.

Rui Pedroto fechou a Assembleia terminando com palavras de apreço à Equipa, à Direção e a Todos os Associados que tornaram possível um 2023 repleto de eventos, ações de formação e iniciativas que em tanto contribuem para a ação colaborativa que faz do GRACE, uma Associação de referência em Portugal. Quis ainda deixar uma declaração final, onde expressou a honra e o privilégio que foi pertencer aos Órgãos Sociais do GRACE, ao longo dos últimos anos e parafraseando-o “Nós podemos sair do GRACE, mas o GRACE não sai de nós”.

Os nossos agradecimentos à AESE e à Faculdade de Economia da Universidade do Porto por terem sido os anfitriões desta reunião.