GRACE lança Toolkit de recrutamento inclusivo para as empresas

GRACE lança Toolkit de recrutamento inclusivo para as empresas

O GRACE – Empresas Responsáveis lançou hoje, online, o Toolkit “Como recrutar e integrar pessoas com deficiência” para Empresas.

Com o apoio, saber e experiência do nosso parceiro Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, este instrumento pretende ser uma ferramenta prática e útil para as empresas na promoção de emprego inclusivo, já que, segundo dados recentes, apenas 11% das Pessoas com Deficiência desempregadas registadas no IEFP encontraram uma colocação.

Esta publicação pretende também inspirar e incentivar, passo a passo, a construção de programas de emprego inclusivo eficazes, com resultados sustentáveis. Dividido por fases, o Toolkit aborda desde a preparação da ação, passando pelo recrutamento e seleção, o momento de acolhimento e integração, até à fase do estabelecimento de relações duradouras. Além de dicas práticas, legislação e outras referências, o Toolkit está recheado de casos práticos e exemplos inspiradores de Associados do GRACE como a Auchan, a CUF, o El Corte Inglés, a Jerónimo Martins, a Lipor, a Prio, a Repsol e o Santander.

O evento contou com a abertura de Sérgio Cintra, Administrador Executivo da SCML, que referiu que, no âmbito da deficiência, Portugal encontra-se atrás comparativamente à média dos restantes países da UE. Acrescentou que é dever de todos educar e promover a igualdade de oportunidades e também a valorização do talento e competências das pessoas com deficiência. Às empresas pede-se maior sensibilização, mobilização e incentivo na integração de pessoas com deficiência.

Nathalie Ballan, membro da Direção do GRACE em representação da Sair da Casca, esteve ainda à conversa com Susana Correia Campos do Associado Jerónimo Martins, que revelou que os temas da inclusão fazem parte do DNA do Grupo e que vai além de uma política de RS, é uma posição do empregador. Deixou algumas recomendações de práticas inclusivas para as empresas, destacando o trabalho colaborativo com instituições especialistas, de forma a ganhar conhecimento sobre o tema; bem como estabelecer modelos de tutoria, criar experiências e capacidade de adaptação.

Foram também partilhadas boas práticas de algumas empresas associadas.

O Toolkit encontra-se disponível para download aqui.

Assista ao evento aqui.

 

À semelhança do que aconteceu aquando do lançamento do Guia para a Inclusão, foram lançadas mais duas fichas inclusivas: Recursos e Glossário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares