O Cluster Colaborador do Futuro tem o seu foco num tema que está a transformar rapidamente os espaços de trabalho em todos os setores: o “Colaborador do Futuro”. À medida que a tecnologia, a globalização e as expectativas sociais evoluem, o mesmo acontece com a força de trabalho.
Os avanços tecnológicos, a inteligência artificial, a automação e o trabalho remoto, estão a transformar as funções e os ambientes de trabalho. À medida que as tarefas repetitivas se tornam automatizadas, o colaborador do futuro deve possuir novas competências – criatividade, inteligência emocional, pensamento crítico e fluência digital. Mas o conhecimento técnico por si só não será suficiente; adaptabilidade, aprendizagem contínua e resiliência serão fundamentais para navegar em mudanças constantes.
Neste âmbito, é evidente a necessidade dos futuros colaboradores abraçarem a colaboração entre equipas diversas e globais, desenvolver competências de liderança num mundo virtual e dar prioridade à sustentabilidade e à tomada de decisões éticas no seu trabalho.