21 outubro, 2026

A Academia GRACE Link for Impact distingue o projeto "Horta que Une – Cultivar Pessoas, Colher Comunidade"

Academia GRACE - Link for Impact

A Academia GRACE Link for Impact distingue o projeto "Horta que Une – Cultivar Pessoas, Colher Comunidade", de Ermelinda Borrega, mas afirma-se sobretudo como um modelo de incubação, colaboração e desenvolvimento de soluções de impacto.

Desenvolvido no âmbito do "Voluntariado 360º", tema desta edição da Academia GRACE Link for Impact, o projeto propõe reativar um espaço agrícola subaproveitado na APPACDM de Elvas, transformando-o numa horta comunitária inclusiva, com a participação de pessoas com deficiência, voluntários seniores, estudantes do ensino superior e comunidade local.

A proposta responde a desafios como a exclusão social e ocupacional de pessoas com deficiência, o isolamento da população sénior e a necessidade de reforçar a articulação entre organizações sociais, empresas, ensino superior e comunidade. A produção será destinada ao consumo próprio da instituição, com os excedentes a serem encaminhados para a sua comercialização em mercado local.

A Academia GRACE Link for Impact não se limita a distinguir uma ideia: cria as condições para a desenvolver, testar e consolidar. O projeto beneficiará de um prémio de 5.000 euros destinado ao seu desenvolvimento, mas também beneficiará de apoio em termos de mentoria e incubação.

Estas condições permitirão aprofundar a solução, apoiar a implementação no terreno e desenvolver a tecnologia necessária para monitorizar e medir o impacto gerado. A proposta prevê, nomeadamente, a criação de uma aplicação que ligue os diferentes intervenientes do projeto. Esta plataforma permitirá acompanhar todo o ciclo das ações, desde a sua criação até ao registo dos resultados e respetiva medição de impacto.

A ambição desta edição é que o "Horta que Une – Cultivar Pessoas, Colher Comunidade" não termine na escolha de um vencedor. O objetivo é preparar uma solução que possa ser testada, consolidada e, posteriormente, replicada, mantendo a lógica de trabalho em rede entre organizações sociais, empresas, voluntários, instituições de ensino e comunidade.

A Academia GRACE – Link for Impact assume, assim, um modelo renovado: uma plataforma que aproxima o ensino superior, o tecido empresarial e as organizações sociais para transformar propostas em soluções concretas e mensuráveis.

"Ver o projeto 'Horta que Une' ser escolhido como vencedor foi, para mim, uma enorme alegria e também a confirmação de que vale a pena acreditar noutras formas de fazer inclusão. Este projeto mostra que as pessoas com deficiência não estão apenas do lado de quem recebe: podem participar, produzir, ensinar, criar relações e ter um papel ativo na comunidade, ao lado de parceiros, voluntários e do ensino superior.

E teve ainda um significado muito pessoal: voltei a estudar muitos anos depois e acabei por levar para a academia aquilo que aprendi ao longo de mais de 24 anos de profissão. Ver essa experiência transformada num projeto reconhecido foi, sem dúvida, muito especial.", referiu Ermelinda Borrega.

Logo GRACE - Invert

Rede empresarial que transforma a sustentabilidade em estratégia, resiliência e impacto positivo.

Contactos

Contacte-nos para:

Contacte-nos para:

grace@grace.pt
Entidade Formadora Certificada (DGERT)
EFR – Empresas Familiarmente Responsáveis