11 dezembro, 2024

Assembleia Geral Ordinária 2024

GRACE AG

No passado dia 9 de dezembro, o GRACE - Empresas Responsáveis reuniu os seus Associados em Assembleia Geral, um momento marcante de apresentação e aprovação do Plano de Ação e Orçamento para 2025.

O evento contou com a participação expressiva dos nossos Associados, bem como de alguns convidados, e reforçou o compromisso coletivo com a promoção da responsabilidade social e da sustentabilidade no contexto empresarial.

Fotos AG

Antes do início da Assembleia Geral, Ricardo Parreira, CEO da PHC Software, o nosso anfitrião em Lisboa, deu as boas-vindas a todos os presentes, regozijando-se por este momento, seguido de uma breve apresentação da sua empresa cujo propósito é “Better Management for Happier People”.

Nesta Assembleia, tivemos o privilégio de contar com a presença de Paulo Portas, Vice-Presidente da CCIP, que à conversa com Isabel Barros, Presidente do GRACE, em representação da SONAE, SGPS, debateram como a geopolítica e a sustentabilidade impactam a gestão das empresas, explorando desafios e oportunidades.

AG Paulo Portas e Isabel Barros

Na sua intervenção, Paulo Portas abordou os impactos das alterações geopolíticas e da política energética global no cenário de sustentabilidade e transição energética. Destacou, ainda, que a guerra na Ucrânia e as sanções à Rússia evidenciaram a dependência energética da União Europeia de países terceiros, criando desafios, mas também oportunidades para empresas que se adaptarem às novas dinâmicas. Com a assertividade e propriedade que lhe são características, analisou a instabilidade dos EUA no Acordo de Paris, a política híbrida da China, a relutância da Índia em adotar energias mais caras, e a falta de cooperação da Rússia, ressaltando os obstáculos globais à transição energética.

Na Europa, Paulo Portas destacou os desafios da transição energética, especialmente na Alemanha, que enfrenta desindustrialização parcial no setor automóvel. Enfatizou a necessidade de equilibrar a agenda regulatória com a económica, prevendo uma abordagem mais pragmática por parte do próximo governo alemão. Além disso, sublinhou a importância da inovação tecnológica para alcançar as metas climáticas, alertando que regulação excessiva pode atrasar esse progresso, e defendendo a revisão dos calendários do Green Deal devido às crises recentes.

Quanto ao futuro energético, Paulo Portas apontou o papel fundamental das energias renováveis e da energia nuclear, mencionando a inclusão do nuclear na taxonomia europeia e o potencial dos pequenos reatores nucleares. Referiu o hidrogénio como fonte promissora, embora ainda dependente de avanços tecnológicos. E, claro, por fim, comentou sobre a COP 29, valorizando os progressos na harmonização dos mercados de carbono e nos acordos de financiamento.

Nuno Pinto Magalhães, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, em representação da Sociedade Central de Cervejas, dirigiu a reunião, onde foram apresentados o Plano de Ação e o Orçamento para 2025, passando, ainda, o ano de 2024 em revista e o que nos levou até aqui. Maria João Simões de Almeida (Diretora Executiva) e Teresa Themudo apresentaram as prioridades estratégicas para 2025, com destaque para projetos colaborativos que influenciem discussões e políticas públicas e, que promovam e apoiem a criação de impactos positivos nas pessoas, comunidade e planeta, através das diversas áreas de atuação do GRACE: Colaboração e Influência, Conhecimento e Transformação, Cidadania Responsável e Marketing e Comunicação João Bruno da Costa, Tesoureiro do GRACE em representação da Trivalor, juntamente com Maria João Simões de Almeida, apresentou a proposta de orçamento para 2025, tendo sido os dois pontos de votação aprovados por unanimidade pelos 220 Associados presentes na PHC Software, na UPTEC no Porto, e em formato online.

AG Apresentações

Foi uma manhã repleta de momentos especiais, onde ainda houve oportunidade para lembrar que o GRACE celebra os seus 25 anos a 25 de fevereiro de 2025 e, em que Isabel Barros, agradeceu a presença do Presidente fundador do GRACE – João Sá Nogueira. No final da Assembleia Geral, foram homenageados os Associados que em 2024, celebram, 10 e 20 anos, enquanto, membros do GRACE.

AG Fotografias

Por último, Isabel Barros, reafirma missão do GRACE de ser um catalisador de boas práticas empresariais e que tal só é possível graças ao compromisso dos membros da Direção, dos Órgãos Sociais e da equipa, responsável pela operacionalização de toda a atividade da Associação. E, claro, termina agradecendo aos Associados a sua presença e envolvimento, reiterando que continuamos a contar com todos em 2025.

Os nossos agradecimentos à PHC Software e à UPTEC por terem sido os anfitriões desta reunião.

Logo GRACE - Invert

Associação empresarial de utilidade pública, que tem como missão a promoção e desenvolvimento de uma cultura empresarial sustentável.

Contactos

Contacte-nos para:

Contacte-nos para:

grace@grace.pt
Entidade Formadora Certificada (DGERT)
EFR – Empresas Familiarmente Responsáveis

© 2025 GRACE - Todos os direitos reservados.