No passado dia 03 de dezembro, realizou-se a Assembleia Geral do GRACE, de apresentação e aprovação do Plano de Ação e Orçamento para 2026.
Como já é habitual, fomos acolhidos em casa de um Associado e, nesta que foi a última AG de 2025, a EY Portugal recebeu a equipa, órgãos sociais e Associados nos escritórios de Lisboa. As Boas-vindas foram, então, dadas por Norma Franco, em representação da EY, que agradecendo a presença de todos na Assembleia Geral do GRACE, manifestou satisfação em receber o encontro, reforçando o seu compromisso com a construção de negócios mais sustentáveis e resilientes. Norma Franco destacou que este trabalho se concretiza em colaboração com outras entidades, defendendo a ideia de que é através do esforço conjunto que se molda um futuro mais confiante. Enquanto associada do GRACE, afirma o papel ativo da EY numa jornada transformadora que impulsiona resiliência e impacto positivo no tecido empresarial.

Terminadas as boas-vindas, Nuno Pinto de Magalhães, Presidente da Mesa da Assembleia Geral em representação da Sociedade Central de Cervejas, abriu a Assembleia Geral, passando depois a palavra a Isabel Barros, Presidente do GRACE Empresas Responsáveis, em representação da Sonae SGPS. 2025 foi um ano marcante para o GRACE, com a celebração do seu 25.º aniversário, mas igualmente desafiante face ao contexto político e geopolítico global, que trouxe retrocessos e pressões sobre a agenda da sustentabilidade. Ainda assim, a associação manteve o seu rumo estratégico e reforçou o compromisso com a responsabilidade social corporativa.
Entre as prioridades, destacou-se a antecipação de tendências para torná-las acionáveis, o apoio à jornada dos Associados e respetivas cadeias de valor, a influência em políticas públicas, e o foco na geração de impacto positivo no ambiente e na sociedade. Isabel Barros reforçou, ainda, a importância da consolidação do Knowledge Center e o importante trabalho dos Clusters, que envolveram mais de 104 organizações na produção de ferramentas práticas, assim como a presença na COP e o contributo para a revisão da lei do voluntariado reforçaram o papel do GRACE no debate estratégico nacional.
A auscultação ativa aos Associados resultou na reformulação da proposta de valor, maior aproximação ao tecido empresarial e expansão territorial e setorial, sustentando o crescimento para 379 membros — tornando o GRACE a maior associação nacional dedicada à sustentabilidade. Isabel Barros destacou ainda um marco especial: o lançamento da moeda comemorativa dos 25 anos do GRACE, pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda, simbolicamente partilhada com as quatro empresas fundadoras – BP, FLAD, McDonalds e Xerox, presentes nesta Assembleia Geral.

Maria João Simões de Almeida (Diretora Executiva) e Teresa Themudo relembraram os eixos estratégicos para o Triénio 2024 – 2026, passando, ainda, o ano de 2025 em revista, e apresentaram as prioridades estratégicas para 2026, com destaque para projetos colaborativos que influenciem discussões e políticas públicas e que promovam e apoiem a criação de impactos positivos, através das diversas áreas de atuação do GRACE: Colaboração e Influência, Conhecimento e Transformação, Cidadania Responsável e Marketing e Comunicação. João Bruno da Costa, Tesoureiro do GRACE em representação da Trivalor, juntamente com Maria João Simões de Almeida, apresentou a proposta de orçamento para 2026, tendo sido os dois pontos de votação aprovados por unanimidade pelos 196 Associados presentes na EY, na RAR Açúcar no Porto, e em formato online.
Foi, como sempre, uma manhã repleta de momentos especiais, onde ainda houve oportunidade para homenagear os Associados que em 2025, celebram, 10 e 20 anos, enquanto, membros do GRACE.
Um desses momentos foi a intervenção de Conceição Zagalo, que com emoção e sentimento de pertença, uma das fundadoras do GRACE, expressou orgulho ao recordar os primeiros anos da associação, marcados por esforço, incerteza e construção estratégica, desde um núcleo inicial de apenas cinco empresas. Realça a evolução impressionante do GRACE, que passou de 26 para 100 Associados durante o seu mandato e que, passados 25 anos, atinge o marco das 379 Empresas Responsáveis, representando um crescimento muito acima do que algum dia imaginou. Com carinho de “mãe” que vê o “filho” crescer, agradeceu à associação, à sua comunidade e à forma como se mantêm grandes, ambiciosos e inspiradores, reafirmando a vontade de continuar presente e testemunhar o futuro da organização.

Os nossos agradecimentos à EY e à RAR Açúcar por terem sido os anfitriões desta reunião e a todos os Associados que continuam a fazer destes encontros, momentos únicos e especiais.
