Compromisso da Bel com a Agricultura Sustentável e Regenerativa e expectativas para a COP30
Na Bel, a principal companhia global em lacticínios, fruta e produtos de origem vegetal, estamos profundamente comprometidos em promover a agricultura sustentável e regenerativa como um pilar central de nossa estratégia para construir um sistema alimentar resiliente, saudável e de baixo carbono.
A nossa ambição é clara: liderar pelo exemplo na aceleração da transição para práticas agrícolas que restaurem ecossistemas, nutram a biodiversidade e apoiem os agricultores, ao mesmo tempo em que cumprimos a nossa missão de disponibilizar alimentos mais saudáveis e responsáveis para todos.
A ambição de CSR da Bel Portugal é ser "a empresa mais sustentável, do prado ao prato, pioneira em Agricultura Regenerativa". Porquê? Porque reconhecemos que, como parte do sector alimentar, somos responsáveis pelo problema e devemos fazer parte da solução para os desafios ambientais. O sector alimentar é responsável por aproximadamente 34% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), e acreditamos que a agricultura sustentável só pode ser alcançada através da regeneração.
O nosso compromisso em ação:
Estabelecemos o objetivo 2030: 100% do nosso leite e maçãs de produtores em transição para práticas de agricultura regenerativa. Iniciámos o caminho da regeneração em 2022 com produtores de leite piloto nos Açores e em Portugal continental. Os resultados são impressionantes: um solo mais equilibrado e menos compactado, maior biodiversidade – possibilitando uma recuperação mais rápida das pastagens; para os agricultores: maior valor nutricional a um custo menor, redução de fertilizantes químicos, movimentação de máquinas e compra de alimentos. Além disso, uma maior capacidade de absorção de CO₂. Todos esses resultados dão-nos confiança para continuar.
Ao trabalhar em estreita colaboração com agricultores, fornecedores e parceiros estratégicos como a WWF e Earthworm Foundation, a Bel incentiva ativamente a adoção de técnicas agrícolas que melhorem a saúde do solo, potenciem o sequestro de carbono e aumentem a resiliência das explorações agrícolas às mudanças climáticas.
Investimos em educação, projetos-piloto e ferramentas de medição transparentes para garantir que o progresso seja tangível, eficaz e beneficie as pessoas e o planeta.
A nossa abordagem vai além do impacto ambiental: também defendemos o bem-estar-animal, condições de trabalho justas e inclusão na cadeia de valor.
As nossas expectativas para a COP30:
Quando o mundo se reúne em 2030, acreditamos que é hora da agricultura ocupar o centro das atenções na agenda climática.
Adotar metas ambiciosas: Fortalecer os compromissos globais para reduzir as emissões agrícolas e acelerar a transição para práticas resilientes ao clima e nature-positive.
Promover soluções regenerativas: Incentivar as nações a apoiar a agricultura regenerativa por meio de estruturas de políticas de apoio, incentivos e reconhecimento de seu papel no restauro da biodiversidade e cadeias de valor alimentar resilientes.
Capacitar e apoiar os agricultores: Garantir que os mecanismos de financiamento e apoio técnico cheguem aos que estão na linha de frente, agricultores e produtores, facilitando a adoção em larga escala de modelos regenerativos.
Promover a colaboração global: Criar plataformas para partilha de conhecimento, inovação e parcerias intersetoriais para ampliar o impacto além-fronteiras.
A Bel está comprometida em impulsionar esta agenda, acreditando que a agricultura regenerativa não é apenas essencial para a saúde do planeta, mas também uma oportunidade única para oferecer melhor nutrição, crescimento sustentável do negócio e um futuro melhor para todos.
«Estando a Agricultura no centro das discussões sobre o clima na COP30, a Bel apresenta um modelo concreto onde a Responsabilidade e a Rentabilidade andam a par. Os nossos compromissos com a Agricultura Regenerativa demonstram como podemos fortalecer os ecossistemas enquanto promovemos um crescimento resiliente e sustentável para o futuro, assegurando, ao mesmo tempo, uma alimentação mais saudável e responsável para todos.» - José Miguel Brandão, Diretor de Impacto Bel Portugal
