O papel das empresas portuguesas na aceleração da ação climática global
Está quase a arrancar a COP30, em Belém do Pará — um dos momentos mais determinantes da agenda internacional de clima desta década.
Num contexto em que os impactos climáticos se materializam cada vez mais rápido, a contribuição e responsabilidade do setor privado tem de ser inequívoca, mensurável e alinhada com ciência.
O GRACE – Empresas Responsáveis assume, por isso, um papel ativo, presente e mobilizador na COP30. Estaremos em Belém com o objetivo de ampliar a voz das empresas portuguesas comprometidas com a transição climática, acelerando soluções, conhecimento e cooperação.
Ação em Natureza e Biodiversidade: Portugal em palco
O GRACE irá dinamizar o evento:
Natureza e Biodiversidade em Ação: Sinergias Empresariais e Científicas em Portugal
Pavilhão de Portugal | 17 novembro | 12h30
Um momento que reforça a necessidade de integrar ciência-empresa como binómio incontornável para objetivos climáticos. Sem proteção ativa da biodiversidade não existe neutralidade carbónica possível.
Transparência, acesso e mobilização contínua
Para além de presente em Belém entre os dias 16 e 18 de novembro, o GRACE disponibilizará esta página dedicada à COP30, com atualização contínua durante a Conferência:
vídeos
notícias e coberturas relevantes
artigos de especialistas e membros
newsletters e reflexões diárias
curadoria de conteúdos essenciais
Um espaço aberto para todos – empresas, academia, media, decisores públicos e sociedade civil – acompanharem em tempo real o que está a acontecer, com acesso simples e organizado.
O compromisso GRACE
A COP30 não é apenas um momento diplomático.
É um acelerador.
É um ponto de viragem.
O GRACE defende que esta década exige:
Ambição empresarial alinhada com ciência
Colaboração radical entre setores
Decisões que internalizam riscos climáticos e naturais
Métrica, transparência e evidência
As empresas portuguesas têm capacidade, conhecimento e liderança para contribuir com esta transformação. O GRACE estará em Belém para amplificar esta ação e criar pontes para impacto real.
COP30 começa agora. A ação também.
