“Voluntariado Corporativo: Uma oportunidade win-win-win para empresas, pessoas e sociedade”

“Voluntariado Corporativo: Uma oportunidade win-win-win para empresas, pessoas e sociedade”

Num momento crítico de redefinição do papel do setor empresarial na sociedade, são cada vez mais as empresas que estão a abraçar a cidadania empresarial e a reconhecer os benefícios de retribuir às suas comunidades. Neste âmbito, tem-se vindo a testemunhar o percurso que a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem percorrido, deixando para trás abordagens tradicionais de filantropia e caridade em prol de formas mais estratégicas e impactantes de envolvimento social. Começamos, finalmente, a observar o setor empresarial a virar gradualmente o seu foco para a criação de um impacto social mensurável e duradouro, numa abordagem de monitorização dos projetos e comunicação dos resultados.

Enquanto prática de RSC, o voluntariado corporativo promove o envolvimento dos colaboradores e demais stakeholders relevantes em iniciativas de voluntariado, permitindo-lhes alocar horas laborais à sua realização. Quando bem planeados e estruturados, estes programas refletem o investimento da empresa, através das suas pessoas, na Sociedade, o que beneficia não apenas a comunidade, mas também a empresa, melhorando a sua reputação, o que se reflete na atração e retenção de talentos, bem como os seus colaboradores, aumentando os níveis de satisfação pessoal e profissional, o engagement e permitindo-lhes desenvolver competências.

 

Ao expor fragilidades e assimetrias socioeconómicas significativas, a pandemia da Covid-19 veio evidenciar o papel que o setor empresarial tem a desempenhar na co-construção de soluções para desafios globais, como o combate às alterações climáticas e a redução das desigualdades, seguindo a máxima “think globally, act locally” apontada pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Ao alinharem os seus programas de voluntariado com os ODS, as empresas fomentam o envolvimento no combate aos problemas mais prementes, fazendo avançar a agenda global para o desenvolvimento sustentável.

 

Importa, no entanto, garantir que estes programas de voluntariado, bem como quaisquer iniciativas de responsabilidade social integrem efetivamente a cultura das empresas, por forma a não serem meros statements, mas sim ações significativas capazes de gerar um impacto social, ambiental e/ou económico real, mensurável e duradouro. Tal requer planeamento e execução cuidadosos, bem como um compromisso de trabalhar em estreita colaboração com os beneficiários e partes interessadas, por forma a garantir que os programas de voluntariado corporativo atendem às necessidades concretas e criam valor tangível para a comunidade, representando, assim, uma oportunidade win-win-win para todos – colaborador (voluntário), empregador e sociedade.

 

Atento à relevância do tema e o papel cada vez mais preponderante do pilar “S”ocial, o GRACE criou o Cluster de Cidadania e Voluntariado, desafiando vários associados a partilhar boas práticas, debater temas como novas tendências e uma abordagem mais holística ao serviço da comunidade a par com conceitos como servant leadership, criando sinergias e desenvolvendo outputs relevantes para as empresas.

 

22 de março de 2023, Cluster Cidadania e Voluntariado do GRACE-Empresas Responsáveis

 

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