A saúde mental dos colaboradores não pode ser ignorada

A saúde mental dos colaboradores não pode ser ignorada

O GRACE lançou o Toolkit Saúde Mental em contexto laboral, iniciativa desenvolvida no âmbito dos trabalhos do Cluster Saúde, que junta 14 Associados GRACE da área da Saúde.

Após as boas-vindas, Mariana Ribeiro Ferreira, Vice-Presidente do GRACE em representação da CUF e coordenadora deste Cluster, afirmou que o contexto pandémico que vivemos há quase dois anos veio alterar a nossa forma de trabalhar e a dinâmica das empresas, colocando o tema da saúde mental das equipas no topo das prioridades das lideranças. Com o apoio de vários especialistas e a experiência de boas práticas de 21 empresas Associadas e 8 entidades, os membros do Cluster trabalharam o tema para o desenvolvimento de uma ferramenta agora lançada e que se espera útil para todos.

 

 

Seguidamente, o Professor Doutor Samuel Antunes, Presidente da International Association of Coaching Psychology e Diretor do Programa de Promoção da Saúde Mental no Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses, reiterou a importância do tema, bastante agravado com a pandemia e felicitou a iniciativa tão importante para uma maior sensibilização para o tema. Recordando o conceito de saúde mental, no qual é realçado o peso do bem-estar físico e psicológico, deu nota de que os dados em Portugal não são animadores, já que estamos entre os 5 países que mais consome antidepressivos. A nível europeu, o stress, depressão e ansiedade são os problemas mais graves e estima-se que os custos associados para as empresas atinjam os 617 mil milhões de euros/ano. Em Portugal, a perda de produtividade devido a absentismo e presentismo causados por estes problemas pode custar às empresas até 3,2 mil milhões de euros /ano.

Os benefícios de bons níveis de saúde mental e bem-estar no trabalho são elevados, tanto para as empresas e colaboradores como para a economia e sociedade e não podem ser ignorados. Mudar de paradigma remediativo para um reativo, investindo mais na prevenção, avaliação e identificação de riscos psicossociais, na promoção de locais de trabalho saudáveis, e de hábitos de vida saudável, através da implementação de boas práticas de saúde física e mental foram algumas das recomendações deixadas às empresas.

Mariana Ribeiro Ferreira esteve depois à conversa com Rúben Leite, das Clínicas Leite, João Condeixa, da Janssen, e Maria João Guita, da Multicare, que apresentaram a estrutura do Toolkit e foram unânimes em reconhecer a importância desta ferramenta não só para desenvolver e implementar um programa de saúde mental nas empresas, mas também conhecer boas práticas e melhorar procedimentos já existentes.

 

O Toolkit é de acesso exclusivo para Associados e já se encontra disponível no Hub GRACE.

Caso tenha interesse em saber mais, contacte-nos para grace@grace.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *