Primeira Assembleia Geral de 2023

A 13 de abril, o GRACE – Empresas Responsáveis, realizou a primeira Assembleia Geral de 2023. O evento decorreu no Auditório daVodafone, em Lisboa, com transmissão por videoconferência para a Telles de Abreu & Associados, no Porto, FN Hotelaria, no Funchal, e Azores Royal Garden Hotel, em Ponta Delgada, tendo ainda a possibilidade de participação online.

No total, presencialmente e online, nesta Assembleia Geral contámos com a participação de 185 Associados.

A Assembleia Geral, presidida por Rui Pedroto, em representação da Fundação Manuel António da Mota, apresentou os pontos de agenda:

Ponto 1: Apresentação e aprovação do Relatório de Gestão e Contas de 2022;

Ponto 2: Tomada de conhecimento da alteração do representante da Ensilis Universidade Europeia, no cargo de Secretário da Mesa da Assembleia Geral;

Ponto 3: Outros assuntos de interesse.

Margarida Couto, Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis, em representação da Vieira de Almeida & Associados, apresentou oRelatório de Gestão e Contas de 2022, destacando os grandes números e iniciativas realizados no ano passado, assim como o facto de, à data de hoje, termos alcançado e ultrapassado a meta dos 250 Associados estabelecida até ao final de 2023.

Paula Miranda, Tesoureira em representação da Omnova Solutions, apresentou as demonstrações financeiras, Pedro Lisboa Nunes, em representação da Grant Thornton, partilhou os principais detalhes sobre o curso da auditoria, informando que o Relatório da Auditoria já se encontra emitido, e, por fim, Rui Almeida, Vogal do Conselho Fiscal em representação da Moneris, SGPS, partilhou algumas notas que se evidenciam no Parecer do Conselho Fiscal.

Rui Pedroto, Presidente da Mesa da Assembleia Geral submeteu o documento à votação dos Associados participantes, tendo sido aprovado por unanimidade.

Margarida Couto apresentou, de seguida, Ana Passos, representante da Ensilis Universidade Europeia, para o cargo de Secretária da Mesa da Assembleia Geral.

No último ponto de agenda, Teresa Cardoso de Menezes, Vogal da Direção do GRACE em representação da Informa D&B, apresentou a caracterização das empresas que compõem a massa Associativa do Grace até dezembro de 2022, com principal destaque para o score ESG.

Margarida Couto apresentou as próximas iniciativas GRACE para o ano em curso, evidenciando aquelas que decorrerão nos meses de abril e maio, destacando as novas áreas de formação, como as Jornadas ESG, e a organização do 1º Congresso GRACE agendado para 07 de novembro de 2023.

Rui Pedroto fechou a Assembleia terminando com palavras de apreço à Equipa, à Direção e a Todos os Associados que tornaram possível um 2022 repleto de eventos, ações de formação e iniciativas que em tanto contribuem para a ação colaborativa que faz do GRACE, uma Associação de referência em Portugal. Parafraseando-o “Enquanto presidente do órgão magno do GRACE, em representação da Fundação Manuel António da Mota, é para mim uma honra e um privilégio servir esta organização, única em Portugal pela grandeza dos seus propósitos e pela dedicação e empenho que coloca na defesa das suas causas, em nome de um mundo mais justo e sustentável”.

Os nossos agradecimentos à Vodafone, à Telles de Abreu & Associados, à FN Hotelaria e ao Azoris Royal Garden Hotel (Grupo Finançor) por terem sido os anfitriões desta reunião na Grande Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada.

Consulte o nosso Relatório de Gestão aqui.